Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Quase 2 mil moedas antigas são encontradas no Sri Lanka

Os objetos do tesouro contém os símbolos de um peixe e uma espada, indicando que foram cunhados durante um período particular da história do país

Isabela Barreiros Publicado em 23/09/2020, às 14h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As moedas encontradas em Mannar, Sri Lanka - Divulgação/Tamil Guardian
As moedas encontradas em Mannar, Sri Lanka - Divulgação/Tamil Guardian

Enquanto escavava um terreno para a construção de uma casa, um proprietário foi responsável por uma descoberta arqueológica impressionante. Na cidade de Mannar, no Sri Lanka, o homem encontrou uma coleção de moedas antigas de valor inestimável.

Os objetos foram encontrados na última sexta-feira, no dia 18 de setembro, mas apenas agora as autoridades locais anunciaram o achado considerado muito importante para a região. 

O tesouro consistia em 1904 moedas que continham representações curiosas, como o símbolo distinto de um peixe e de uma espada. Os pesquisadores envolvidos na análise dos itens acreditam que essas ilustrações estejam relacionadas à dinastia Pandya. 

A linhagem foi uma das dinastias étnicas tamil responsáveis por governar extensos territórios que, atualmente, consistem em grande parte do sul da Índia e do Sri Lanka. É possível que eles tenham reinado durante um período entre os séculos 4 a.C. e 16 d.C.