Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Quase 90% dos brasileiros consideram 2021 um ano ruim ao país

A estimativa foi realizada pelo Instituto Ipsos no Brasil e em outros 32 países, surpreendendo pela diferença

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 21/12/2021, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bandeira do Brasil disposta junto de bandeiras brancas - Getty Images
Bandeira do Brasil disposta junto de bandeiras brancas - Getty Images

Em pesquisa anual realizada pelo Instituto Ipsos internacionalmente, os resultados tupiniquins da “Global Advisor Predictions 2022” surpreendem pelo pessimismo dos brasileiros em relação ao último ano; de acordo com a análise, 87% dos entrevistados concordam que 2021 não foi um ano bom.

A pergunta feita aos habitantes brasileiros foi a mesma replicada nos outros 32 países que participaram da pesquisa: “Você concorda ou discorda que 2021 foi um ano ruim para o país?”. Apesar da média alta, quatro países registraram porcentagens ainda maiores, sendo eles a Coreia do Sul, Espanha e Romênia, que embatam com 89%, e a vizinha Argentina, 88%.

Do contrário, os que menos se desagradaram ao longo deste ano foram os habitantes da China, com 41%, Arábia Saudita, com 48% e Dinamarca, com 58%. A média global entre todos os países foi de 56%, tornando os insatisfeitos maioria por apenas 6 pontos percentuais, como informou a CNN Brasil.

Além do desconforto com o país, a pesquisa ainda perguntou se 2021 teria sido um ano ruim aos entrevistados no âmbito familiar e pessoal, sendo confirmado por uma parcela menor, de 70%. Sobre 2022, 82% dos brasileiros acreditam que será um ano melhor do que o último.