Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Primeira Guerra

"Que História!", da BBC, conta a trégua de Paz na Primeira Guerra Mundial com depoimentos originais do período

Apresentada pelo jornalista brasileiro Thomas Pappon, da BBC News Brasil, em Londres, série de 10 programas apresenta histórias reais, curiosas e surpreendentes garimpadas nos arquivos da BBC

Redação Publicado em 09/05/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da 'trégua da paz' - Arquivos BBC
Imagem da 'trégua da paz' - Arquivos BBC

Na última sexta-feira, 7 de maio, a BBC News Brasil apresentou A Trégua de Natal, episódio inédito da temporada 2 de Que História!, podcast que resgata histórias verídicas incríveis.

O jornalista brasileiro da BBC News Brasil em Londres Thomas Pappon, mergulhou nos arquivos da BBC para produzir, editar e apresentar os episódios lançados semanalmente, sempre às sextas, nas plataformas de podcast (como Apple, Castbox, Overcast e Spotify), no site e no canal da BBC News Brasil no YouTube.

Thomas Pappon /Crédito: Divulgação/BBC

A Trégua de Natal conta uma história real e emocionante. A Primeira Guerra Mundial (1914- 1918) foi um dos confrontos mais mortíferos da história.

Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas morreram no conflito, mas, em dezembro de 1914, houve uma trégua inesperada entre alemães e ingleses durante uma disputa na França.

O podcast Que História! conta os detalhes deste momento de paz na guerra e resgata, dos arquivos da BBC, a entrevista com um soldado britânico que participou deste “milagre” de Natal.

Nas batalhas de trincheiras, os soldados ficam dentro de buracos de mais ou menos 3 metros de profundidade e até 2 metros de largura, onde se protegem e a partir de onde atacam.

E foi de dentro de uma trincheira que um soldado alemão começou a cantar o hino Noite Feliz durante o Natal. Espantados de início, os soldados britânicos seguiram o exemplo e cantaram suas músicas natalinas também.

Mesmo com as ameaças dos oficiais, os soldados tiveram coragem de sair de seus buracos para confraternizar com o inimigo. Eles trocaram presentes e até jogaram futebol.

Ilustração do episódio /Crédito: Divulgação/Arquivos da BBC

Com episódios inéditos até 18 de junho, a segunda temporada do podcast Que História!, tem 10 histórias verídicas incríveis e inesperadas. Confira os próximos programas: Zumbis no Haiti (14 de maio); A mulher que passou 12 anos sem falar (21 de maio); O médico que se tornou pianista ao ser atingido por um raio (28 de maio); Os passageiros que foram sugados do avião (4 de junho); Perdido no mar por 76 dias (11 de junho); ‘Descobri que meu cabeleireiro era meu irmão!’ (18 de junho).

A primeira temporada de Que História!, que continua disponível no site e YouTube, foi lançada em janeiro de 2020 e teve mais de 200 mil downloads em plataformas de podcast e mais de 2 milhões de visualizações no YouTube .