Notícias » Reino Unido

Raça que inspirou Scooby Doo encontra menor popularidade em 50 anos no Reino Unido

Uma das mais populares raças na década de 80, o dogue alemão deve sua fama ao carismático personagem dos desenhos animados

Caio Tortamano Publicado em 13/07/2020, às 14h00

Real e fantasia
Real e fantasia - Imagem de Martin Tajmr por Pixabay // Divulgação - Warner Bros. Pictures

Scooby-Doo foi um dos desenhos mais populares dos anos 80 que conta a história de um grupo de jovens detetives que desvendam casos com a ajuda de um cachorro comilão e carismático de nome Scooby. Da raça dogue alemão, o sucesso do desenho caiu ao longo dos anos, e isso teve influência direta na popularidade da raça.

Desde o auge do programa, o número de dogue alemão no Reino Unido — país que mais possui exemplares do cachorro — caiu constantemente, alcançando seu nível mais baixo em 50 anos. De acordo com a Kennel Club — organização de criadores caninos — apenas 855 cães do tipo foram registrados no ano de 2019.

Uma pesquisa promovida pela organização apontou que os britânicos tendem a procurar mais raças de cachorros pequenos, como buldogues franceses ou pugs. Em 1969, ano em que o primeiro episódio de Scooby Doo foi ao ar, a popularidade do dogue alemão cresceu em 24%. Ela foi crescendo até atingir o mais alto número de cachorros na década de 80.

Exemplar da raça dogue alemão / Crédito: Wikimedia Commons

 

Um representante da Kennel Club afirmou que o decréscimo não poderia ser atribuído a uma suposta falta de identificação com o personagem, é muito mais provável que tenha a ver com a constante queda de cachorros de raça grande entre os mais populares do Reino Unido — país onde a pesquisa foi realizada.

De qualquer maneira, existem milhares de animais em abrigos esperando por famílias que consigam adotá-los. No Brasil, você pode encontrar um melhor amigo através do Instituto Luisa Mell ou no Amigo não se Compra, por exemplo.