Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Rádios russas transmitem ataque de míssil falso após invasão hacker

Estações comerciais transmitiram fake news sobre ataque aéreo por causa de servidores invadidos por hackers

Redação Publicado em 22/02/2023, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desfile militar da Rússia mostrando mísseis de seu Exército em comemoração ao aniversário de 70 anos da vitória sobre os nazistas, em 2015 - Handout/Getty Images
Desfile militar da Rússia mostrando mísseis de seu Exército em comemoração ao aniversário de 70 anos da vitória sobre os nazistas, em 2015 - Handout/Getty Images

Estações de rádio russas começaram a transmitir notícias sobre um alerta de ataque aéreo e a possibilidade de um ataque com mísseis. Mal sabiam os ouvintes que as transmissões desta quarta-feira, 22, dessas estações comerciais haviam sido invadidas por hackers para espalhar fake news, de acordo com o Ministério de Situações de Emergência russo.

A notícia do aviso falso correu as redes sociais russas durante a manhã de quarta. Ainda não se sabe quem está por trás do possível ataquehacker, que espalhou notícias falsas sobre o suposto ataque de mísseis na Rússia. As informações são da CNN.

Em comunicado no Telegram, o Ministério de Situações de Emergência da Rússia disse que a informação sobre o ataque é falsa, e foi divulgada por causa de um ataque hacker. Confira o comunicado na íntegra:

Em decorrência de um ataque hacker aos servidores de diversas emissoras de rádio comercial em algumas regiões do país, foi veiculada informação no ar sobre o suposto anúncio de um alerta de ataque aéreo e a ameaça de um ataque com míssil. Esta informação é falsa e não corresponde à realidade. Pedimos gentilmente que você monitore as mensagens em fontes oficiais.”

Guerra Russo-Ucraniana

O conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia se intensificou em fevereiro de 2022, quando, no dia 24 do mês, o presidente da Rússia Vladimir Putin ordenou a invasão do leste da Ucrânia.

Nesse contexto, é possível entender porque uma notícia falsa sobre um ataque aéreo seria levada a sério, e também porque ela seria ainda mais perigosa do que se noticiada em um contexto de paz. A desinformação que afeta a mídia mundial também vem se mostrando um grande problema nas informações sobre o conflito.

O conflito está se aproximando de seu segundo ano, ainda sem sinal de final. Para entender melhor as origens da guerra, você pode ouvir esse episódio do podcast oficial da Aventuras na História: