Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Rainha Elizabeth II é mencionada durante vazamento de dados

Corporação que pertence a monarca é investigada por negociação de propriedade com família governante do Azerbaijão

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/10/2021, às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II - Getty Images
Rainha Elizabeth II - Getty Images

O vazamento de dados Pandora Papers, que revelou atividades financeiras duvidosas de altos funcionários de governos de mais de 90 países, citou a Rainha Elizabeth II no último domingo, 3, por meio de uma investigação feita pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigações (ICIJ).

Segundo a cobertura do Pandora Papers, uma corporação da rainha, chamada The Crown State, havia comprado uma propriedade avaliada em 91 milhões de dólares da família governante do Azerbaijão, os Aliyev, que foram capazes de acumular, ao longo de 15 anos, um montante de quase 545 milhões de dólares com vendas de propriedades no Reino Unido.

Embora a Rainha Elizabeth II não faça parte das decisões administrativas da The Crown State, as negociações são feitas com dinheiro proveniente do Tesouro Britânico, e parte do lucro pode ser devolvido à Coroa de forma oficial, por meio dos fundos públicos. 

O imóvel em questão foi comprado pela corporação da monarca em 2018, segundo o The Guardian. O prédio era de uma empresa offshore de Heydar Aliyev, filho do presidente azeri, que tinha apenas 11 anos na época, e deu um lucro ao vendedor de 42 milhões de dólares.