Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Rainha Elizabeth II não comparece a evento por motivos de saúde: 'Está desapontada por perder a cerimônia'

A Recordação no Cenotáfio aconteceu no último domingo, 14

Pamela Malva Publicado em 15/11/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da Rainha Elizabeth II - Getty Images
Fotografia da Rainha Elizabeth II - Getty Images

A Rainha Elizabeth II não compareceu a um importante evento realizado em Londres no último domingo, 14. Segundo o UOL, esta seria a primeira aparição da monarca depois de sua internação no último mês, mas a presença foi impedida por uma dor nas costas.

"A rainha, que sofreu uma torção nas costas, decidiu esta manhã com grande pesar que não poderá comparecer ao culto do domingo de Recordação no Cenotáfio", narrou uma nota oficial emitida pelo palácio. Com isso, a preocupação com a saúde da monarca tornou-se pauta no Reino Unido mais uma vez.

Na quinta-feira anterior ao evento, Elizabeth II já havia dito que participaria da cerimônia que homenageia vítimas da guerra. Por isso, inclusive, o Palácio de Buckingham afirmou que "Sua Majestade está desapontada por perder a cerimônia religiosa".

Acontece que, ainda de acordo com o UOL, os médicos da monarca não consideraram razoável a ideia de Elizabeth II ficar de pé em um evento apesar das dores nas costas. No lugar da rainha, então, outros membros da Família Real compareceram ao evento.

No dia de seu aniversário de 73 anos, o príncipe Charles, acompanhado do príncipe William, marcou presença na cerimônia e, em nome de sua mãe, posicionou uma coroa de flores no Cenotáfio — um monumento de guerra localizado no centro de Londres.

Antes do imprevisto, a Rainha Elizabeth II só havia perdido a cerimônia solene em raras ocasiões. Longas viagens ao exterior ou a gestação de seus dois últimos filhos foram as únicas situações que afastaram a monarca do evento especial.

Diante da falta da rainha, o primeiro-ministro Boris Johnson falou sobre a saúde de Elizabeth II ainda no mesmo domingo. "Gostaria de tranquilizar a todos, vi a rainha em nossa audiência na semana passada em Windsor e ela está muito bem", disse o político, após ser questionado sobre a monarca em uma entrevista coletiva na COP26.