Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Rara espécie de água-viva é vista em praia de Fortaleza

O animal nativo do Pacífico Ocidental não era visto na região desde 2003

Penélope Coelho Publicado em 30/09/2021, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Phyllorhiza punctata vista no Brasil - Divulgação/Thiago Macedo/Arquivo pessoal
Phyllorhiza punctata vista no Brasil - Divulgação/Thiago Macedo/Arquivo pessoal

Recentemente, uma espécie de água-viva rara de ser vista no Brasil foi encontrada no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza, no Ceará. As informações foram publicadas nesta quinta-feira, 30, pelo portal de notícias g1.

Sabe-se que a chamada Phyllorhiza punctata é nativa do Pacífico Ocidental da Austrália ao Japão, ela foi vista pouquíssimas vezes no litoral brasileiro. No Ceará, o último registro havia acontecido há 18 anos, em 2003.

De acordo com a reportagem, o animal foi encontrado pelo empresário Thiago Macedo, de 35 anos. Inicialmente, o homem achou que se tratava de uma sacola, ao chegar mais perto registrou o ocorrido em um vídeo. Marcelo estima que a espécie exótica medisse cerca de 40 a 50 centímetros.

As imagens foram analisadas por especialistas, em entrevista ao g1, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Soares, revelou que acredita que o animal marinho chegou ao Brasil por meio de embarcações.

"São os maiores vetores de transporte de espécies pelos oceanos. Os animais vêm pelo casco do navio ou pela água de lastro, que fica dentro do porão do navio. Essa água-viva é rara e é a primeira vez que estou vendo ela desde 2003", afirmou Soares.