Notícias » Austrália

Rara lagarta azul é encontrada no quintal de australiano

Tristan Glasson se surpreendeu com o achado inusitado; entenda

Paola Orlovas, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 10/11/2021, às 11h36

A lagarta com pigmento azul
A lagarta com pigmento azul - Reprodução / Facebook/ Tristan Glasson

Tristan Glasson, um australiano, encontrou uma lagarta azul em seu quintal na última segunda-feira, 8. Surpreendido pelo animal raro e distinto, o homem tirou uma foto do inseto para compartilhar nas redes sociais.

Em uma entrevista para o tablóide britânico Daily Mail, Tristan falou um pouco sobre o achado inusitado em seu quintal: "Foi um pouco mais estranho encontrá-la do que eu esperava, para ser honesto".

O homem, que mora na cidade de Canberra, capital da Austrália, ainda completou o depoimento, explicando com o que esperava se deparar:

Estava esperando encontrar uma lagarta laranjinha normal, não um inseto gigante azul", afirmou.

Nathan Lo, professor de biologia evolutiva da Universidade de Sydney, ajudou a entender mais sobre o inseto, explicando que ele seria de uma espécie de borboleta ou mariposa, destacando que o pigmento no animal não deve ser natural:

Não tenho certeza sobre a espécie e se é nativo da Austrália... Mas é azul porque está infectado por um iridovírus", esclareceu.

Segundo o cientista, a coloração se dá porque o iridovírus faz com que cristais sejam formados dentro de seus hospedeiros e eles aparentem ser azuis.