Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Raras peças de jogos medievais são encontradas em castelo desconhecido na Alemanha

Diversos conjuntos de peças raras foram encontrados em escavações de um complexo de castelo no sul da Alemanha; confira!

Peças de jogos medievais encontradas em castelo - Reprodução / Universidade de Tübingen
Peças de jogos medievais encontradas em castelo - Reprodução / Universidade de Tübingen

Arqueólogos desenterraram diversos conjuntos de peças de jogos medievais raras durante escavações em um complexo de castelo até então desconhecido em Burgstein, no sul da Alemanha. Entre os achados estão peças de xadrez bem preservadas, outras peças de jogos e um dado, todos datados dos séculos 11 e 12 d.C.

A origem do xadrez remonta aos séculos 6 ou 7 d.C., quando seu precursor, um jogo chamado chaturanga, era praticado em partes da Índia. Com a invasão árabe e a conquista da Pérsia, o xadrez foi adotado pelo mundo muçulmano e eventualmente se difundiu pela Europa, chegando pela Espanha e Itália há cerca de 1.000 anos.

Na Idade Média, o xadrez era uma das sete habilidades que um bom cavaleiro deveria dominar. A este respeito, não é surpreendente que os achados conhecidos venham principalmente de castelos”, explicou o Dr. Jonathan Scheschkewitz da Universidade de Tübingen, do Gabinete de Estado para a Preservação de Monumentos (LAD), em um comunicado oficial.

As peças foram encontradas em um complexo de castelo anteriormente desconhecido, sob os escombros de uma parede que desabou. Segundo os pesquisadores, todos os itens estão extremamente bem conservados e até refletem brilho quando manuseados de diferentes ângulos.

Peças em destaque

Entre as descobertas, destaca-se uma peça de xadrez representando um cavalo com 4 cm de altura, além de quatro peças em forma de flor e um dado de seis faces feito de chifre. “A descoberta de uma coleção completa de jogos do século 11/12 foi uma surpresa completa para nós, e a figura do cavalo é um verdadeiro destaque”, disse o Dr. Lukas Werther, do Instituto Arqueológico Alemão (DAI), também no comunicado.

Os itens descobertos serão exibidos ao público na exposição "THE HIDDEN LÄND" (ou “A Terra Escondida” em tradução livre) em Estugarda e na exposição especial "Unearthed! Cavaleiros e Castelos no Vale Echaz" em Pfullingen, de acordo com o Heritage Daily.