Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Raridade botânica: Maior Pau-Brasil do país é encontrado na Bahia

O exemplar da árvore histórica possui um tronco de circunferência recordista

Ingredi Brunato Publicado em 10/12/2020, às 16h15 - Atualizado em 11/12/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da árvore gigante - Divulgação/ Cássio Vasconcelos
Fotografia da árvore gigante - Divulgação/ Cássio Vasconcelos

Na Bahia, foi encontrado um exemplar de Pau-Brasil de 500 anos de idade no último mês de novembro, fato que foi divulgado hoje pelo botânico que avaliou o espécime. Além ser rara por si só, essa árvore em especial tem um tronco de 7,13 metros de circunferência, dimensões recordistas. 

"Descobrimos o maior Pau-Brasil do país! Uma árvore de proporções e aparente idade até então desconhecidas para a espécie. O Pau-Brasil praticamente desapareceu da Mata Atlântica, de onde é nativa, e os poucos exemplares hoje sobreviventes costumam ser jovens e pequenos", comentou o botânico Ricardo Cardin em sua conta do Instagram

A árvore com tronco de interior avermelhado foi intensamente extraída durante os primeiros anos após a descoberta do país, sendo inclusive responsável por nomeá-lo. 

O principal interesse econômico que motivou sua exploração foi o pigmento rubro que ela era capaz de produzir, valioso para o tingimento de tecidos da época, mas outro importante uso de sua madeira foi também na produção de arcos de violino.