Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

"Ficamos chocados ao vê-la": Raríssima espécie de abelha azul é encontrada na Flórida

O animal foi visto pela última vez em 2016 — e os pesquisadores tinham certeza que estava extinto

Paola Churchill Publicado em 19/05/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A abelha carpinteiro azul foi vista pela última vez em 2016 - Divulgação/Chase Kimmel
A abelha carpinteiro azul foi vista pela última vez em 2016 - Divulgação/Chase Kimmel

Uma incrível descoberta foi divulgada por pesquisadores da Flórida. A equipe liderada por pesquisador do Museu de História Natural da Flórida, Chase Kimmel, encontraram uma espécie raríssima de abelha azul.

Conhecida como abelha carpinteiro azul (Osmia calaminthae), essa espécie foi vista pela última vez em 2016 e os biólogos tinham certeza que estava extinta. "Observamos uma abelhinha azul brilhante agarrando uma flor e esfregando a cabeça na parte superior da flor duas vezes" afirmou Kimmel para o Naples Daily News "Esse comportamento é característica única da abelha carpinteiro azul: 'Ficamos chocados ao vê-la'".

A rara abelha é conhecida além pela sua exótica aparência, mas também por que coleta o pólen de uma espécie ameaçada de magnólias. "Esta é uma abelha altamente especializada e localizada" disse o pesquisador.

A abelha azul, Osmia calaminthae/Crédito: Divulgação/Chase Kimmel

Desde março, mais dessas abelhas azuis foram encontradas na região de Lake Wales Ridge, na Flórida, local conhecido mundialmente por sua biodiversidade. Contudo, as pesquisas tiveram que ser adiada por conta da pandemia da Covid-19.

O objetivo agora, segundo Chase Kimmel é que ao longo de 2021, a equipe consiga mapear os possíveis lugares que a espécie pode ser encontrada. "Eu estava aberto à possibilidade de não encontrarmos a abelha, de modo que o primeiro momento em que a vimos no campo foi realmente emocionante", disse ele em entrevista.