Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Raro acampamento romano é descoberto na Holanda

Arqueólogos encontraram um broche, cerâmicas e uma muralha de terra em meio a uma floresta

Isabela Barreiros Publicado em 22/09/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escavações realizadas na floresta próxima de Ermelo, Holanda - Divulgação/Universidade de Leiden
Escavações realizadas na floresta próxima de Ermelo, Holanda - Divulgação/Universidade de Leiden

Escavações realizadas por pesquisadores, alunos da Universidade de Leiden e voluntários revelaram indícios de um acampamento romano em um terreno de seis hectares próximo da cidade de Ermelo, localizada na Holanda. A pesquisa foi financiada pelo Fundo para Arqueologia Romana da Universidade de Leiden.

A olho nu, é possível ver apenas uma muralha de terra, uma vala na floresta e partes de uma parede de terra. Mas os arqueólogos também encontraram itens que demonstram que o local anteriormente foi habitado por romanos, como um broche romano feito de bronze (fíbula) e cerâmicas que também foram desenvolvidas pelos indivíduos.

Broche romano encontrado / Crédito: Divulgação/Universidade de Leiden

Além disso, o local está próximo de uma região que também abriga uma descoberta arqueológica impressionante. Pesquisadores já encontraram uma fortificação romana localizada a quatro quilômetros do terreno.

“A questão agora é por que os romanos fizeram isso. O propósito pode ter sido treinar ou explorar para encontrar um novo território. Mas também pode ter sido exploração: talvez os soldados romanos estivessem procurando matérias-primas, como madeira”, disse o arqueólogo líder da equipe de escavações, Mark Driessen.

Crédito: Divulgação/Universidade de Leiden

Os especialistas envolvidos na descoberta acreditam que o local foi construído de acordo com um projeto romano, visto que esses vestígios de fortificações encontradas indicam que elas foram erguidas para proteger o acampamento temporário de ataques na Holanda.