Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Raro caixão romano é encontrado com dois esqueletos na Inglaterra

"Ter um esqueleto humano diretamente associado a um caixão é uma raridade”, explicou arqueóloga que divulgou a descoberta na última terça, 29

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/07/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O caixão romano encontrado na Inglaterra - Divulgação/LP Archaeology
O caixão romano encontrado na Inglaterra - Divulgação/LP Archaeology

Pesquisadores do instituto LP Archaeology fizeram uma descoberta muito importante para a arqueologia, divulgada na última terça-feira, 29. Nos jardins de Sydney Gardens, na cidade de Bath, na Inglaterra, os arqueólogos descobriram um caixão de pedra romano impressionante.

Mais do que uma sepultura que tem pelo menos 2 mil anos, a urna guardava os restos mortais de duas pessoas. Tudo isso foi encontrado devido a uma obra de restauração que está sendo feita no parque, o que possibilitou que escavações fossem realizadas no local.

Como explicou a arqueóloga Kelly Madigan, da LP Archaeology, à BBC, identificar sarcófagos com esqueletos dentro é "uma raridade". Para ela, essa notória descoberta dá um "raro vislumbre" de como os antigos habitantes da região enterravam seus mortos.

"Ter um esqueleto humano diretamente associado a um caixão é uma raridade e ter este associado a uma provável oferenda votiva e cremação humana nas proximidades, permite um vislumbre muito raro das práticas funerárias na região quase dois milênios atrás”, afirmou a especialista.

Um caixão com esqueletos

O local durante as escavações / Crédito: Divulgação/LP Archaeology

A sepultura encontrada mede cerca de 2 metros de comprimento, 60 centímetros de largura e mais 50 centímetros de profundidade. Tanto o caixão quanto sua tampa são impressionantemente feitos de calcário de Bath.

O mais interessante, porém, foi o que os pesquisadores encontraram dentro do caixão. Lá, estava um esqueleto deitado de lado e outro colocado aos pés destes restos mortais. A partir dessa descoberta peculiar, é possível entender mais sobre as práticas funerárias de mais de 2 mil anos atrás.

Além dos esqueletos dos dois indivíduos, os arqueólogos também identificaram durante as escavações, dentro da urna, pequenas contas vermelhas e azuis, fora um pote. Os estudos iniciais sugerem que os objetos faziam parte de uma oferenda de comida, em um ritual pagão praticado na região.

Outro aspecto além da possível oferta de comida também aponta para um sepultamento pagão. Os especialistas ressaltam que o caixão estava voltado para o norte, o que geralmente está relacionado ao paganismo do período histórico. 

Importância da descoberta

"Esta é a primeira vez em Bathwick e uma descoberta realmente significativa para Roman Bath e o Patrimônio Mundial da Humanidade”, afirmou Sylvia Warman, conselheira da Inglaterra histórica. Ela complemetou: “Quando concluído, um estudo científico dos restos mortais provavelmente nos dirá muito mais sobre a vida, a morte e as práticas de sepultamento dos habitantes de Roman Bath."

De fato, estudos aprofundados sobre o caixão e os esqueletos encontrados em seu interior estão sendo realizados. Segundo Kelly Madigan, espera-se que tais investigações revelem quem eram as pessoas enterradas na sepultura e se ela realmente era um enterro pagão.

Fora a tumba, os arqueólogos também encontraram uma parede romana e um cemitério de cremação considerado até então como o único já encontrado no cemitério de Bathwick. Após as análises, o caixão será exposto no Templo de Minerva no Jardim Botânico, em Bath e no conselho do Nordeste de Somerset.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W