Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo animal

Raro peixe de cabeça transparente é avistado nos EUA

Seus olhos, que são verdes e brilhantes, ficam na parte interna de sua cabeça; veja imagens desta peculiar espécie!

Fabio Previdelli Publicado em 13/12/2021, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O peixe olho de barril - Divulgação/ MBARI
O peixe olho de barril - Divulgação/ MBARI

Nessa semana, pesquisadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), da Califórnia, publicaram imagens de um animal marinho conhecido como barreleye, ou olho de barril.

Seu nome, um tanto quanto curioso, faz referência a uma característica ímpar da espécie: seus verdes e brilhantes olhos ficam na parte interna do animal, que possui uma cabeça translúcida.

O que torna o peixe ainda mais único é que acima de sua boca, onde normalmente ficariam os olhos da maioria das espécies, ele possui apenas dois pequenos orifícios, órgãos olfativos, que o auxiliam a identificar a presença de outros seres vivos na água.

O peixe olho de barril / Crédito: Divulgação/MBARI

O peixe olho de barril foi identificado durante uma expedição na Baía de Monterey, na costa da Califórnia, na semana passada, em uma profundidade de cerca de 700 metros. Entretanto, a espécie já é conhecida desde 1939, segundo aponta um artigo da CNET. 

Até 2019, de acordo com o Daily Mail, pesquisadores acreditavam que o peixe possuía um olho fixo, que só permitia que ele enxergasse para cima, em direção ao topo de sua cabeça. Porém, agora, sabe-se que seus olhos possuem um movimento de rotação muito mais complexo, sendo que ele pode enxergar até mesmo através da boca. 

Segundo os especialistas, seus olhos são conhecidos como tubulares, típicos de criaturas que vivem no fundo do mar. Eles são compostos por uma retina multicamadas e uma "grande lente" — o que permite que eles detectem a maior quantidade de luz possível vinda de uma direção. 

Os biólogos também descobriram que o olho de barril usa suas nadadeiras grandes e planas para permanecer imóvel na água, o que permite que ele se camufle no fundo do mar e não seja avistado por predadores.

Embora se alimente de pequenos peixes e plânctons, o peixe olho de barril — que pode medir até 15 centímetros — tem nas medusas sua comida favorita. 

O peixe foi avistado por um veículo controlado remotamente (ROV) por profissionais da MBARI, que dizem já terem realizado mais de 5.600 mergulhos e terem capturado mais de 27.600 horas de vídeo, sendo que a espécie só foi avistada em apenas nove ocasiões.