Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Raro tesouro de prata da era viking é descoberto na Suécia

Foram encontrados impressionantes colares, pulseiras e moedas; “isso é algo que você provavelmente só experimenta uma vez na vida”, disse pesquisadora

Isabela Barreiros Publicado em 12/11/2020, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O tesouro de prata descoberto na Suécia - Divulgação - The Archaeologists
O tesouro de prata descoberto na Suécia - Divulgação - The Archaeologists

Em uma fazenda na comuna de Täby, perto da capital da Suécia, Estocolmo, arqueólogos descobriram um raro tesouro de prata que remonta à era viking da região. Eles já sabiam que o local tinha abrigado uma aldeia viking no passado, mas não imaginavam que iriam encontrar algo tão notável.

Naquela área, pesquisadores já tinham identificado pelo menos 20 estruturas, entre casas e edifícios, muito antigas. As mais antigas remontam à 400 d.C., algumas ao período viking, entre 800 e 1050 d.C. e as mais recentes datam do começo da Idade Média. 

Crédito: Divulgação - The Archaeologists

Foram localizados também artefatos que datam desses períodos históricos, no entanto, um tesouro de prata, de fato, é uma descoberta muito mais impressionante. Para Maria Lingström, do The Archaeologists, National Historical Museums na Suécia, “isso é algo que você provavelmente só experimenta uma vez na vida”.

Oito colares de prata, inúmeras pulseiras e moedas que foram cunhadas nos mais diferentes países foram encontradas por meio de detectores de metal. Os pesquisadores acreditam que os itens foram deliberadamente enterrados, possivelmente para que pudessem ser obtidos mais tarde.

Crédito: Divulgação - The Archaeologists

“Quando comecei a remover cuidadosamente os anéis de pescoço um por um, tive essa sensação extraordinária de ‘eles simplesmente continuam vindo e vindo’. No total, eram oito anéis de pescoço estilo torque de alta qualidade, extraordinariamente bem preservados apesar de terem sido feitos e depositados quase mil anos atrás. Pareciam quase completamente novos”, disse Lingström.