Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Rascunhos da teoria da relatividade geral escritos por Einstein são leiloados por R$ 72 milhões

O raro manuscrito de 54 páginas foi vendido em Paris

Penélope Coelho Publicado em 24/11/2021, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Albert Einstein, em 1921 - Divulgação/Domínio público/Ferdinand Schmutzer
Albert Einstein, em 1921 - Divulgação/Domínio público/Ferdinand Schmutzer

Na última terça-feira, 23, rascunhos da teoria da relatividade geral escritos pelo físico Albert Einstein (1879 – 1955) foram leiloados em Paris, por 11,6 milhões de euros, aproximadamente 13 milhões de dólares, ou, 72,7 milhões de reais na conversão atual da moeda.

O manuscrito de Einstein se trata de um raro e valioso trabalho científico do pesquisador alemão. Com 54 páginas, o rascunho foi redigido pelo físico e por seu colaborador, o engenheiro Michele Besso, entre os anos de 1913 e 1914, em Zurique, na Suíça.

De acordo com informações publicadas pela agência de notícias AFP, a teoria em questão foi publicada oficialmente em 1915 e revolucionou a compreensão que temos a respeito do universo.

Como um dos dois únicos manuscritos de trabalho preservados e que documentam a gênese da teoria da relatividade geral, é um registro extraordinário do trabalho de Einstein e proporciona uma visão fascinante da mente do maior cientista do século 20” afirmou Christie's, casa de leilão responsável pela venda.

Segundo revelado na reportagem, essa não é a primeira vez que escritos do físico alemão são vendidos em leilão. Anteriormente, cartas redigidas por Albert já foram arrematadas por valores que vão de 1 milhão de dólares a 2,8 milhões de dólares.