Notícias » Ciência

Recife de Corais mais alto que o Empire State Building é descoberto na Austrália

A estrutura de 500 metros foi encontrada próximo a Grande Barreira de Corais do país e surpreendeu os pesquisadores

Alana Sousa Publicado em 28/10/2020, às 12h00

Foto de perto do grande recife de coral
Foto de perto do grande recife de coral - Schmidt Ocean Institute

Após um ano de pesquisa, cientistas do grupo Schmidt Ocean Institute encontraram o que pode ser o maior recife de corais de todo o mundo. Localizado ao norte da Grande Barreira de Corais da Austrália, a descoberta impressionou os pesquisadores, que explicaram que em mais de cem anos, essa é a primeira vez que algo do tipo é visto no mar. A informação foi divulgada pelo portal BBC.

Medindo surpreendentes 500 metros de altura, o recife é mais alto que o famoso Empire State Building de Nova York. Sua localização é estratégica, pois, mesmo que esteja separado da Grande Barreira de Corais, a estrutura integra a Península do Cabo York e conta com mais de 1.500 espécies de peixes.

O recife é maior que o Empire State Building / Crédito: Schmidt Ocean Institute

 

"Encontrar um novo recife de meio quilômetro de altura na área costeira de Cape York da conhecida Grande Barreira de Corais mostra como o mundo é misterioso logo além de nossa costa", contou a diretora executiva do instituto, Dra. Jyotika Virmani, em entrevista à BBC.

Desde 1.800, estudiosos não encontravam recifes semelhantes ao localizado recentemente, agregando um valor ainda maior para a descoberta. Apoiado no fundo do oceano, sua largura é de 1,5 quilômetros. “Esta descoberta inesperada afirma que continuamos a encontrar estruturas desconhecidas e novas espécies em nosso oceano”, explica Virmani.

Pesquisadores do SOI continuaram a bordo do navio Falkor para continuar a estudar a região, utilizando de robôs para fotografar com mais precisão o instigante recife de corais.