Notícias » Antártida

Região mais profunda da Terra é descoberta na Antártida

Muito mais fundo que o Mar Morto, o local foi encontrado após um novo mapeamento que esquematiza o relevo oculto sob o gelo

Isabela Barreiros Publicado em 16/12/2019, às 10h44

O novo mapeamento feito pela NASA
O novo mapeamento feito pela NASA - Mathieu Morlighem/UCI

A região continental mais profunda da Terra foi encontrada sob o gelo da Antártida, oculta na Geleira Denman. O ponto de gelo atinge 3,5 km abaixo do nível do mar, ultrapassando o Mar Morto, que conta com 432 metros de profundidade.

Os cientistas fizeram um novo mapeamento que esquematiza o relevo do local escondido sob o gelo. Os detalhes do estudo nomeado de BedMachine Antarctica, feito pela NASA, revelaram montanhas, vales e desfiladeiros que estão no subsolo do continente e permitem prever como o gelo se moverá em um contexto de aquecimento global.

Crédito: Mathieu Morlighem/UCI

 

"As trincheiras nos oceanos são mais profundas, mas este é o cânion mais profundo da terra,. O vale é tão profundo que você recebe ecos laterais das paredes do vale e eles tornam impossível detectar o reflexo do leito real da geleira”, explicou Mathieu Morlighem, cientista da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, à BBC News.

"Usando o BedMachine para ampliar setores específicos da Antártica, você encontra detalhes essenciais, como solavancos e cavidades sob o gelo que podem acelerar, desacelerar ou até impedir a retirada de geleiras", concluiu.