Notícias » Arthur do Val

Relator afirma que Arthur do Val tentou trazer testemunha ucraniana em processo

O parlamentar popularmente conhecido como Mamãe Falei tem a cassação votada nesta terça-feira, 12

Redação Publicado em 12/04/2022, às 14h40

Arthur do Val em vídeo
Arthur do Val em vídeo - Divulgação / YouTube / MamãeFalei

O deputado estadual Delegado Olim (PP-SP), relator do processo contra Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), revelou que o réu sugeriu convidar uma testemunha da Ucrânia para depor em sua defesa durante o relatório que pede a cassação do parlamentar.

A revelação foi feita na manhã desta terça-feira, 12, em entrevista ao canal de notícias por assinatura GloboNews, acompanhando uma crítica sobre a suposta tentativa de Arthur em atrasar a conclusão do processo, além de indagar os custos para a vinda da testemunha ao Brasil em meio aos trâmites da guerra Ucrânia-Rússia.

O povo nos cobra rapidez e quer logo o veredito desse caso, não é pra ficar enrolando. A Alesp, o nome dela está em jogo. Ele foi pra uma guerra, as pessoas fogem da guerra, o que ele foi fazer lá? As palavras pesadas que ele falou contra as mulheres, não só da Ucrânia, mas do Brasil inteiro”, acrescentou Olim.

Ao longo do dia, os 94 parlamentares deverão votar sobre o suposto desvio de conduta ética de Arthur, popularmente conhecido pelo canal Mamãe Falei, após o vazamento de áudios onde ele afirma, após viagem, que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Caso atinja maioria — ao menos 48 — o mandato dele será cassado, além de uma avaliação sobre um período de inelegibilidade.