Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Repórter denuncia membros do Talibã vestidos como americanos: 'Muito bem equipados'

O jornalista Cyril Payen teve acesso ao aeroporto de Cabul após a saída dos norte-americanos

Redação Publicado em 31/08/2021, às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O repórter Cyril Payen - Divulgação/France 24
O repórter Cyril Payen - Divulgação/France 24

O repórter francês Cyril Payen, da emissora France 24, teve acesso ao aeroporto de Cabul logo após o fim das operações de evacuação realizadas pelas tropas americanas. Conforme o UOL, Payen mostrou o local ao vivo, comentando os detalhes sobre aquilo que avistava.

"Há carros e picapes virados, mesas que aparentemente foram usadas como escudo. Deve ter havido alguma luta aqui. Há carros com muitos buracos de bala. O terminal de voos domésticos está extremamente danificado, semidestruído. Carrinhos de bagagem encontrados em aeroportos ao redor do mundo foram usados como barreiras metálicas", declarou o jornalista.

"Caminhei dois quilômetros para chegar aqui. O Talibã nos deixou voltar", informou o francês. "O que vemos são milicianos talibãs. Na minha frente, vejo a famosa unidade de forças especiais do talibã, vestidos com uniformes americanos, muito bem equipados, com máscaras, e armas de última geração". 

Payen ainda ressaltou que todos os equipamentos eram "tesouro de guerra recuperado nas recentes ofensivas do Talibã nas províncias do Afeganistão e em Cabul." O último avião americano deixou o país ontem, 30, às 19:29 GMT, de modo que o grupo extremista comemorou com disparos de armas de fogo.