Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Das Diretas Já ao Massacre do Carandiru: obra aborda momentos emblemáticos da história brasileira

Biografia 365 dias que mudaram o Brasil, de Valentina Nunes revela acontecimentos marcantes no país para cada dia do ano

Thiago Lincolins Publicado em 22/07/2020, às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presídio Carandiru, palco de um massacre - Divulgação / Youtube / TvBrasil
Presídio Carandiru, palco de um massacre - Divulgação / Youtube / TvBrasil

Em 2 de outubro de 1992, véspera das eleições para prefeito, aconteceu o maior massacre em uma prisão na história do país. Uma ação que não seguiu nenhum planejamento prévio e deixou 111 presos mortos.

Os presos sobreviventes foram removidos para o pátio interno, onde se via uma multidão de homens nus sentados e rodeados por cães e policiais. Às 20h, começou a operação de retorno dos prisioneiros às celas, divididos em grupos de dez — alguns deles carregando corpos de colegas. São Paulo foi palco do massacre do Carandiru.

[Colocar ALT]
Obra 365 dias que mudaram o Brasil, de Valentina Nunes (2018) / Crédito: Divulgação / Editora Planeta

O episódio resultou no maior julgamento da história do Brasil, mas apenas uma pessoa foi condenada, em 2001: o coronel Ubiratan Guimarães, que se elegeu deputado estadual por São Paulo no ano seguinte e morreu em 2006.

Entre 2013 e 2014, 74 policiais foram condenados em um longo processo. Em setembro de 2016, o Tribunal de Justiça anulou essas condenações. A tragédia virou tema de muitos livros e até filme. Agora, a obra 365 dias que mudaram o Brasil, de Valentina Nunes, relata esse e muitos outros acontecimentos marcantes.

Ao separar os capítulos por meses, a autora escolhe os dias e anos mais importantes, de diferentes momentos da história nacional.

Do massacre do Carandiru à queda do presidente Collor, passando pela vida de Lampião, pela abdicação de Dom Pedro I e pelo suicídio de Getúlio Vargas, a autora não se limita a um único tema. Ela detalha, por exemplo, quando milhares de estudantes saíram de casa vestidos de preto e fizeram passeatas em dez capitais.

Chamados de caras-pintadas, passaram a exigir o impeachment de Fernando Collor. Disponível na Amazon, a obra 365 dias que mudaram o Brasil permite que o público conheça os bastidores de episódios que fazem parte do cenário brasileiro.

Confira um trecho da obra 365 dias que mudaram o Brasil (2018):

"(...) Os nomes dos detentos mortos, no maior massacre a história do sistema penal brasileiro, em 2 de dezembro de 1992, no Carandiru, foram repetidos seguidas vezes durante 24 horas, em diferentes tons, por 24 artistas, estudantes, intelectuais e desportistas chamados pelo artista Nuno Ramos para dar vida à instalação 111, vigília, canto e leitura. O objetivo foi trazer a público a memória e identidade dos indivíduos assassinados pelo Estado".


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

365 dias que mudaram o Brasil, de Valentina Nunes (2018) - https://amzn.to/3hnEVf5

Brasil: Uma Biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling (2015) - https://amzn.to/3fML8ke

A Revolução Burguesa no Brasil: Ensaio de Interpretação Sociológica, de Florestan Fernandes (2020) - https://amzn.to/2Ea5eHi

O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil, de Darcy Ribeiro (2015) - https://amzn.to/30AZZIe

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda e Francisco Buarque de Hollanda (2015) - https://amzn.to/3jFcr2q

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W