Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Infiltrado na Klan: Um policial negro na Ku Klux Klan

Filme narra a história real de Ron Stallworth, um detetive negro que conseguiu se infiltrar na organização-símbolo do racismo

Thiago Lincolins Publicado em 21/11/2018, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça a história do policial negro que se infiltrou na KKK - Reprodução / Universal Pictures
Conheça a história do policial negro que se infiltrou na KKK - Reprodução / Universal Pictures

Em 1979, Ron Stallworth, um policial negro, notou um anúncio incomum em um jornal da cidade de Colorado Springs, nos Estados Unidos. Uma seita buscava novos membros que pudessem dar vida a um novo capítulo da Ku Klux Klan. Ao entrar em contato com o número especificado, o oficial se apresentou como um homem branco que sente desprezo por “negros, judeus, mexicanos e asiáticos.” Notando que ganhou a confiança do líder, Stallworth marcou um encontro presencial. O primeiro passo foi obtido com sucesso.

Agora, com direção e roteiro de Spike Lee, e baseado na obra Black Klansman: A Memoir, chega aos cinemas na quinta-feira (22), o longa-metragem Infiltrado na Klan. Levando o público de volta aos anos 70, o filme reproduz a história surreal de Stallworth.

Para realizar a missão, praticamente impossível, Stallworth, interpretado por John David Washington, se comunicava com os membros da seita por meio de telefonema e cartas. Quando precisava encontrá-los, um policial branco ia em seu lugar e os enganava. O detetive se infiltrou na seita durante 9 meses.

Em entrevista à National Public Radio, dos EUA, em 2006, o verdadeiro Ron contou sobre a insólita experiência. “(...) Para ser honesto com você, nós estávamos rindo muito disso, do fato de que essas pessoas tão espertas estavam sendo enganadas por um dos indivíduos que eles criticavam e condenavam como sendo intelectualmente inferiores a eles. Eu até tive meu certificado de associação da Klan assinado por David Duke emoldurado e pendurado na parede do meu escritório.”

O filme foi abraçado pela crítica. No Metacritic, recebeu 83 pontos, baseados em 56 críticas - uma pontuação alta. Misturando ficção e realidade, Infiltrado na Klan permite que o público conheça a história de Stallworth com pequenas adaptações no roteiro.


Infiltrado na Klan, dir. Spike Lee, Universal Pictures, 135 min, estreia 22/10.