Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

Plano do Exército: Adolf Hitler teria tentado roubar restos mortais de Dante Alighieri

De acordo com artigo histórico, a missão curiosa não ocorreu da maneira que o líder nazista planejou por motivo bem surpreendente

Fabio Previdelli, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 05/07/2021, às 10h00 - Atualizado em 05/06/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de perfil de Dante Alighieri - Wikimedia Commons / Domínio Público
Retrato de perfil de Dante Alighieri - Wikimedia Commons / Domínio Público

Durante a Segunda Guerra Mundial, sob comando de Hitler, soldados do Exército alemão roubaram diversas obras de arte em países que foram ocupados pelos nazistas. Porém, os crimes não se limitaram apenas à quadros, esculturas e coisas do tipo.  

Segundo matéria publicada pela agência italiana ANSA, que foi repercutida pelo Estadão, o Führer chegou a ordenou que seus comandados roubassem a ossada do poeta Dante Alighieri, que estava em Ravenna.  

Os restos do italiano seriam um dos objetos que ficariam em um mausoléu nazista que estava sendo desenvolvido pelo arquiteto Albert Speer, em Berlim. Porém, as coisas não acabaram acontecendo como o imaginado. 

Isso porque, um artigo, que foi publicado na 44ª edição da revista Pen Itália, relata que alguns italianos ficaram sabendo do plano e trocaram a ossada de Alighieri por de outra pessoa desconhecida.  

Uma das raras fotografias de Adolf Hitler sorrindo / Crédito: Domínio Público / Wikimedia Commons

Quem revelou a façanha foi Sergio Roncucci, de 87 anos, irmão e filho de dois dos responsáveis pelo ato salvador. Conforme explica, o plano foi descoberto pelo Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), dos Estados Unidos e, imediatamente, avisado à Organização para a Resistência Italiana (ORI). 

A tramoia havia sido orquestrada por Alexander Langsdorff, coronel da SS e especialista em pré-história. O arqueólogo, por seis anos, conforme explica a ANSA, foi comandado por Heinrich Himmler.  

Porém, ao saber do plano, Benedetto Croce, famoso filósofo e político italiano, avisou a escritora Manara Valgimili. Por sua vez, ela contou tudo ao monsenhor Giovanni Messini, estudioso da vida de Dante, de quem era amiga. 

Assim, com a ajuda de Bruno Roncucci, Giorgio Roncucci e Antonio Fusconi, o sacerdote conseguiu concluir a troca entre a madrugada dos dias 22 e 23 de março de 1944. Mas calma, a história não acaba por aí. 

Os comandados de Hitler, conforme explica o artigo, acabaram descobrindo que a troca foi efetuada, porém, não tiveram tempo o suficiente para encontrar o novo paradeiro, já que os nazistas foram derrotados cerca de um ano depois. 

Sergio Roncucci também confidenciou que aquele não foi o único plano do tipo elaborado pelos alemães nazistas. O idoso ainda disse que o Führer deu ordens parecidas para que os restos mortais de Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Liev Tólstói, Émile Zola e Jean-Baptiste Poquelin também fossem saqueados.

Entretanto, destes, não soube dizer se os planos foram executados de fato e se as tentativas tiveram, ou não, êxito.


A trajetória de Alighieri é tema do novo episódio do podcast 'Desventuras na História’, o novo projeto do site Aventuras na História, que retrata a vida de diferentes nomes de diversos períodos que marcaram o mundo.

Com narração de Vítor Soares, professor de História e idealizador do podcast História em Meia Hora, que transmite o conteúdo de forma mais íntima, como se estivesse conversando. O primeiro episódio do projeto relembra a saga da rainha Maria Antonieta, que foi da realeza à guilhotina. 

Com tom descontraído, o podcast narrado por Soares segue a nova maneira de levar a História para o público. 

“Para mim esse projeto é ótimo”, explica o professor. “Minha expectativa principal é fazer com que as pessoas entendam que a história não precisa ser maçante, pode ser bem descontraída. E acredito que o site da Aventuras na História já tem essa pegada.”