Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Restos mortais de combatentes mortos na Guerra da Coreia são encontrados

Quatro sargentos que lutaram na batalha em Arrowhead Ridge em 1953 foram identificados pelo governo sul-coreano

Isabela Barreiros Publicado em 11/03/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos esqueletos encontrados - Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Sul
Um dos esqueletos encontrados - Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Sul

De acordo com o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, os restos mortais de seis soldados, mortos durante a Guerra da Coreia, que aconteceu entre 1950 e 1953, foram encontrados e identificados em Arrowhead Ridge, dentro da Zona Desmilitarizada (DMZ) do país.

A descoberta faz parte de um processo de escavação que vem sendo realizado desde o ano passado. Pesquisadores do Ministério da Defesa Nacional — um departamento da Coreia do Sul — encontraram 321 ossos e itens que pertenceram a soldados em maio de 2019. Acredita-se que 133 mil corpos de soldados sul-coreanos ainda estejam desaparecidos.

A escavação mais recente revelou quatro sargentos que vivenciaram a batalha que aconteceu em Arrowhead Ridge, pouco tempo antes das Coreias assinarem uma trégua do conflito entre elas. Somente foi possível identifica-los devido à amostragem genética realizada em cerca de 40 mil familiares de membros das antigas tropas.

“A cena está exatamente como quando a guerra terminou. Corpos e artigos estão sendo encontrados em intervalos curtos, eles estão em surpreendentes boas condições”, explicou o coronel Moon Byeong-wook, responsável pela iniciativa. “O projeto começou a trazer de volta os soldados, que ainda estariam soterrados e devolvê-los à suas famílias. É o dever da nação”, concluiu Ahn Sun-chan, líder da equipe de investigação.