Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Restos mortais de Francisco Franco serão transferidos nesta quinta-feira

Questão que divide a opinião pública na Espanha, a exumação levará os restos a um local de enterro mais discreto

Joseane Pereira Publicado em 22/10/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Na próxima quinta-feira (24), os restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco serão exumados e transferidos para um cemitério em Madri. Localizado no mausoléu Vale dos Caídos, próximo a Madri, o túmulo de Franco tem se tornado local de peregrinação da extrema-direita.

A exumação do seu corpo durará cerca de três horas, e os restos poderão ser transferidos de helicóptero para evitar protestos. Esse plano do governo Espanhol foi duramente criticado por partidários de direita, que usam o Vale dos Caídos para se reunir e prestar homenagem ao ditador.

Vale dos Caídos / Crédito: Getty Images

A ideia é que o Vale se torne "um lugar de comemoração, lembrança e homenagem às vítimas da guerra", pois lá estão enterrados corpos de vítimas dos dois lados.

Para o governo socialista, o ex-ditador não deve estar em nenhum local onde possa ser glorificado - decisão apoiada por descendentes das vítimas de Franco. Os restos serão enterrados no discreto cemitério El Pardo-Mingorrubio, e a exumação está marcada para as 10h30 da manhã.


Saiba mais sobre ditadura:

1. Francisco Franco: A Vida e o Legado do Polêmico Ditador Espanhol, de Charles River Editors (2018) - https://amzn.to/33QdFPx

2. La familia Franco S.A.: Negocios y privilegios de la saga del último dictador de Occidente, de Mariano Sánchez Soler (2019) - https://amzn.to/33TsLng

3. A Ditadura Acabada, de Elio Gaspari (2016) - https://amzn.to/361vjBZ

4. Box Coleção Ditadura, de Elio Gaspari (2016) - https://amzn.to/2JeHNw1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.