Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Retrato

Retrato de Churchill é roubado e substituído por cópia em hotel no Canadá

Depois de oito meses, funcionários do hotel perceberam que o famoso retrato de Churchill havia sido trocado

Redação Publicado em 30/08/2022, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Winston Churchill - Reprodução/Vídeo/canal: Hoje na Segunda Guerra Mundial
Winston Churchill - Reprodução/Vídeo/canal: Hoje na Segunda Guerra Mundial

Winston Churchill, conhecido por ser o primeiro-ministro britânico da Segunda Guerra Mundial, teve o seu famoso retrato localizado no hotel de Ottawa, no Canadá, roubado e trocado por uma cópia.

Segundo a CNN, depois de oito meses, os funcionários do 'Fairmont Chateau Laurier Hotel' notaram que a fotografia, conhecida como 'O leão que ruge', havia sido trocada. O retrato foi feito pelo fotógrafo canadense Yousuf Karsh em 1941, após Churchill realizar um discurso no Parlamento canadense.

Em suas redes sociais, a gerente geral do hotel, Geneviève Dumas, disse que o hotel está "profundamente entristecido por este ato descarado”.

Roubo

Não se sabe o dia exato que o retrato foi substituído, porém, de acordo com a entrevista da gerente geral do hotel à CTV, acredita-se que foi roubado entre o dia 25 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022.

Os funcionários só perceberam a particularidade no fim da semana passada, após notarem que a obra não estava pendurada de forma correta e que a moldura não seguia os padrões das outras molduras do local.

O ex-investigador de crimes de artes do FBIRobert Wittman disse para CTV que o roubo possivelmente se trata de um "trabalho interno". Ele completou dizendo que provavelmente foi alguém de dentro do hotel que já sabia como passar pelas medidas de segurança da fotografia, por ter "informações privilegiadas”.

O hotel pediu ajuda das pessoas para que passassem qualquer informação sobre o roubo para polícia local.

Fotografia

O fotografo Yousuf Karsh contou que arrancou um charuto da boca de Churchill momentos antes de realizar a famosa fotografia do primeiro-ministro.

Karsh chegou a morar no hotel e usou o espaço para administrar o seu estúdio por um longo tempo. Quando precisou se mudar, Karsh deu uma coleção de seus retratos para o hotel, incluindo o de Churchill.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!