Notícias » Entretenimento

Revelação inédita sobre a morte dos Romanov é tema de novo livro de Paulo Rezzutti

"Os últimos czares: Uma breve história não contada dos Romanovs" conta com imagens inéditas sobre o cotidiano da família real russa

Redação Publicado em 24/11/2021, às 13h00

Capa do livro "Os últimos czares: Uma breve história não contada dos Romanovs" e fotografia dos Romanov
Capa do livro "Os últimos czares: Uma breve história não contada dos Romanovs" e fotografia dos Romanov - Divulgação / LeYa Brasil / Clara Grífol via Wikimedia Commons

"Os últimos czares: Uma breve história não contada dos Romanovs" (LeYa Brasil) tem autoria de Paulo Rezzutti, autor de diversas obras sobre o Brasil Império e vencedor do Prêmio Jabuti.

Com imagens inéditas sobre o cotidiano da família real, Rezzutti resgata o desaparecimento de Nicolau II, sua esposa, Alexandra, e seus cinco filhos para desvendar um dos maiores mistérios do século 20, com direito a uma infinidade de boatos e versões sobre o que realmente teria acontecido com os Romanovs, os últimos czares da Rússia.

Neste livro, o escritor e pesquisador junta os dois lados da moeda — com reis, rainhas, intrigas palacianas e luxo, de um lado, e fome, miséria, palavras de ordem exigindo justiça social, revolucionários, lutas e morte, de outro — numa história só: a da família Romanov, os últimos czares da Rússia imperial, que foram presos e depostos do poder pelos bolcheviques durante a revolução de outubro de 1917 e assassinados em 1918.

Com informações detalhadas e imagens inéditas ao público brasileiro, registrando o cotidiano da família real, 'Os últimos Czares' conta com uma foto colorizada na capa, evidenciando minúcias e detalhes inéditos ao gênero.

“A artista conseguiu identificar, por exemplo, o local no Palácio Alexandre onde a foto foi feita e, com isso, ela identificou a cor da cortina e achou, por exemplo, os móveis que aparecem nessa imagem”, destaca Rezzutti, chamando também atenção para a pesquisa padrão de tom de pele, cor dos cabelos, olhos e roupas.

Ao traçar a trajetória da vida de Nicolau II e Alexandra até a queda final da dinastia Romanov, o livro convida a um mergulho numa época de grandes contradições e transformações, cujos ecos se ouvem até os dias de hoje, e encontra o interesse que os leitores têm na vida da realeza, seus símbolos, sua riqueza, seu luxo e seus rituais, sempre presentes no imaginário da humanidade.

"Os últimos czares: Uma breve história não contada dos Romanovs", de Paulo Rezzutti, pode ser adquirido na Amazon, por meio deste link.


Sobre o autor: Paulo Rezzutti é autor da série best-seller “A história não contada”, com cinco livros já publicados, dentre eles, "D. Pedro: O homem revelado por cartas e documentos inéditos — vencedor do Prêmio Jabuti 2016 na categoria biografia —, "D. Leopoldina: A mulher que arquitetou a Independência do Brasil" e "D. Pedro II: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos". Recentemente publicou também "O pássaro de fogo e outros contos de fadas russos" e o seu primeiro livro para crianças, "Princesinhas e principezinhos do Brasil".


+Os últimos czares: Uma breve história não contada dos Romanovs Capa comum - https://amzn.to/32jgYDh