Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Revelada antiga espécie de crocodilo que pode ter se alimentado de bebês titanossauros

O esqueleto do animal foi encontrado na Catalunha numa área de nidificação de titanossauros

Giovanna Gomes Publicado em 06/10/2020, às 09h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O animal tinha cerca de 1,1 m de comprimento e pesava 9 kg - Aina e Agnès Amblás / Institut Català de Paleontologia Miquel Crusafont
O animal tinha cerca de 1,1 m de comprimento e pesava 9 kg - Aina e Agnès Amblás / Institut Català de Paleontologia Miquel Crusafont

O Ogresuchus furatus foi uma espécie de crocodilo sebecídeo que viveu durante o período Cretáceo Superior, cerca de 71,5 milhões de anos, e media em torno de 1,1 m de comprimento e pesava 9 kg. O esqueleto parcial foi encontrado no sítio paleontológico de El Mirador na área de Coll de Nargó, província de Lleida, na Catalunha.

“A principal característica dos Sebecidae é que, ao contrário dos crocodilos existentes, eles tinham seus membros sob o corpo”, explica o paleontólogo Albert Sellés.

Ainda de acordo com o pesquisador, essa característica permitiu que a espécie se tornasse um predador eficiente, uma vez que teria possibilitado que o Ogresuchus furatus se movesse de forma semelhante aos mamíferos existentes.

O fato de que o esqueleto se encontrava junto a cascas de ovos de titanossauros fez com que os pesquisadores levantassem a hipótese de o pequeno crocodilo ter se alimentado desses animais. “Provavelmente, os jovens dinossauros não eram sua principal fonte de alimento, mas teriam sido uma presa fácil, de acordo com as características anatômicas desse crocodilo”, disse Sellés.

Outra importante descoberta é a de que a espécie seria a mais antiga da subfamília , sendo o Ogresuchus furatus 10 milhões de anos mais velho do que qualquer outro animal da família conhecido até hoje, o que de acordo com o paleontólogo, nos leva a ter que redefinir toda a história evolutiva dos Sebecidae.