Notícias » Cultura

Revolta da Vacina: autor lança HQ sobre o movimento que marcou a história do Brasil

O quadrinista André Diniz resgata as manifestações ocorridas no século 20

Victória Gearini Publicado em 01/02/2021, às 12h43

Ilustração sobre a Revolta da Vacina
Ilustração sobre a Revolta da Vacina - Wikimedia Commons

No final de 1904, a população brasileira ainda estava se adaptando à mudança de Império para República, quando a nação foi assolada por uma crise social e sanitária. Em decorrência da falta de saneamento básico em muitas regiões, como na então capital do país, o Rio de Janeiro, muitas doenças começaram a se proliferar para o resto do território nacional.

Considerada o epicentro da crise sanitária, a cidade carioca enfrentou a infestação de mosquitos e ratos, transmissores de doenças graves, como a febre amarela, a varíola e a peste bubônica. Neste cenário, o governo decretou uma crise urbanística.

[Colocar ALT]
Revolta da Vacina, de André Diniz (2021) / Crédito: Divulgação / Darkside 

Sem estruturas eficazes para comportar o aumento da população carioca e de emigrantes, o Rio de Janeiro lidava, ainda, com as heranças coloniais. Na cidade coabitavam negros recém-libertos e a elite, que insatisfeita com a situação, buscava silenciar as culturas de matrizes africanas.

Para conter a crise, o governo decidiu fazer uma reforma geral na cidade. No entanto, de maneira inescrupulosa, os governantes desfizeram os cortiços e forçaram a população mais pobre a se mudar para regiões mais afastadas.

Em seguida, o sanitarista Oswaldo Cruz idealizou uma vacina para conter os avanços da epidemia, ocasionando uma revolta popular.

Esta história é contada na obra Revolta da Vacina, do premiado quadrinista André Diniz. A trama em formato de quadrinhos, conta a história de Zelito, um jovem ilustrador que deixa o Ceará e parte em direção ao Rio de Janeiro, após prometer ao seu pai que em seis meses iria construir uma carreira de sucesso.

Na cidade nova, enquanto procurava por emprego, o rapaz acaba se envolvendo nas manifestações que mais tarde resultaram no episódio histórico que ficou conhecido como a Revolta da Vacina.

Revolta da Vacina, de André Diniz (2021) / Crédito: Divulgação / Darkside 

 

Com Posfácio do historiador Luiz Antonio Simas, esta edição em quadrinhos conta com uma vasta apresentação de charges feitas na época. Além disso, trata-se de um importante documento sobre o momento histórico.

Prevista para ser lançada em março deste ano, a obra com selo da Darkside já encontra-se disponível em pré-venda na Amazon, em formato de capa dura.


+Saiba mais sobre esta e outras obras da Darkside disponíveis na Amazon:

Revolta da Vacina, de André Diniz (2021) - https://amzn.to/3teO1kY

Lady Killers, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3to7znh 

Serial Killers, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/36vcI2V

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (2019) - https://amzn.to/3cr8xZL

O Colecionador, de John Fowles (2018) - https://amzn.to/3jdqEUj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W