Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, fala sobre incêndio em estátua de Borba Gato: 'Nada justifica'

Nunes expressou sua visão sobre o episódio através de sua conta no Instagram

Redação Publicado em 25/07/2021, às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A estátua de Borba Gato - Geogast, via Wikimedia Commons
A estátua de Borba Gato - Geogast, via Wikimedia Commons

Ricardo Nunes, atualmente prefeito de São Paulo, deu sua opinião sobre incêndio que acometeu a estátua erguida em homenagem ao bandeirante Borba Gato. Localizada em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo no último sábado, 24, manifestantes atearam fogo.

[Colocar ALT]
A publicação de Ricardo Nunes /Crédito: Divulgação/Instagram

O político do partido MDB deu sua visão através do Instagram. Com uma foto que mostra a estátua em chamas, Nunes declarou que o episódio é um ‘ato de vandalismo’.

‘Lamentável. Hoje um ato de vandalismo ao atearem fogo na estátua de Borba Gato. Nada justifica esse tipo de comportamento. Precisamos de união e tolerância’, escreveu ele através dos Stories da plataforma.

A prefeitura de SP explicou que a Defesa Civil avaliou a condição da estátua após o ato. Segundo analisado inicialmente, a estrutura do monumento não foi danificada, contudo, uma perícia detalhada deverá ser executada nos próximos dias.

A saga dos bandeirantes

Borba Gato é um dos bandeirantes que dividem opiniões no Brasil. Realizando expedições no interior do país, o grupo é acusado não somente de escravizar indígenas e negros, mas também de violar sexualmente mulheres indígenas.

O debate a respeito da controversa figura dos bandeirantes não é atual. Em 2016, a estátua foi alvo de um banho de tinta. Já no ano passado, o Grupo de Ação inseriu crânios na frente do monumento, assim trazendo à tona a verdadeira saga de Borba Gato.

Crédito: Divulgação/Grupo de Ação