Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ritual ou rota comercial? 200 vasos romanos são encontrados em caverna subaquática

Arqueólogos encontraram as várias peças neolíticas na costa de Maiorca, na Espanha, junto de ossos de diversos animais extintos. Confira as imagens!

Pamela Malva Publicado em 19/02/2020, às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos vasos encontrados na caverna, na Espanha - Divulgação
Um dos vasos encontrados na caverna, na Espanha - Divulgação

Com equipamentos modernos em mãos, arqueólogos encontraram cerca de 200 ânforas romanas na caverna subaquática Fuente de Ses Aiguades, localizada na costa de Maiorca, na Espanha. Os vasos de cerâmica, segundo os estudiosos, datam do período neolítico.

Normalmente usadas para armazenar vinho e outros líquidos, as ânforas antigas podem ter sido deixadas na caverna por marinheiros. Nesse sentido, para os arqueólogos, elas foram usadas como uma oferenda em algum ritual.

De acordo com os cientistas, a caverna era considerada sagrada porque metade de sua água era doce, e metade era salgada. Assim, as pessoas acreditavam que essas condições únicas exalavam algum poder ou elemento espiritual de cura.

Um dos vasos romandos encontrados na caverna subaquática / Crédito: Divulgação

Mesmo assim, pode ser que as ânforas sejam muito mais mercadológicas do que parecem. Segundo os arqueólogos, pode ser que os vasos estejam ligados às rotas comerciais entre a Espanha e a Itália, já que os navios ancoravam nas costas para armazenar água doce antes de zarpar novamente.

Descoberta em 1998, a caverna conta com 14 metros de profundidade e 180 metros de comprimento e está cheia de estalactites e câmaras de ar. O último mergulho arqueológico promovido no lugar, feito em 2000, encontrou 189 ânforas.

Hoje, a tecnologia moderna usada pelos mergulhadores permitiu que eles entendessem melhor o layout da caverna. Além disso, segundo Manel Fumás, o líder do projeto de exploração, os arqueólogos devem analisar os ossos de diversos animais extintos que também foram encontrados na caverna — como a cabra das cavernas.

Confira mais fotos da descoberta:

Vaso quebrado encontrado na caverna / Crédito: Divulgação

Um dos arqueólogos nadando na caverna / Crédito: Divulgação

Vários vasos juntos na caverna / Crédito: Divulgação

Um dos 200 vasos encontrados na Espanha / Crédito: Divulgação