Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

RJ receberá mural em homenagem à Semana de Arte de 22

A obra será instalada na fachada da Biblioteca Parque Estadual em comemoração aos 100 anos do evento

Wallacy Ferrari Publicado em 27/01/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Previsão do mural ao ser concluído - Divulgação / Rua Walls
Previsão do mural ao ser concluído - Divulgação / Rua Walls

A fachada da Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro, irá receber uma roupagem especial, que começou a ser instalada na última segunda-feira, 24.

Em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um mural de 800 metros quadrados com artes de cinco artistas do coletivo MUDA fará parte de uma intervenção urbanista nas paredes da instituição.

O projeto está sendo organizado pelo Rua Walls, projeto de urbanismo tático, idealizado pelos designers Bruna Vieira e João Tolentino e os arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache, que usaram uma estética geométrica e abstrata para reverenciar o importante momento da arte nacional.

A execução do projeto ainda conta com o auxílio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que patrocina a intervenção, com conclusão prevista para o início do mês de fevereiro.

A Semana de Arte Moderna — ou Semana de 22 — foi realizada no Teatro Municipal, em São Paulo, durante os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. Por meio de danças, músicas, exposições e recitais de poesias, o movimento chocou a sociedade brasileira, por enfrentar e romper com o tradicionalismo da época.