Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Rocha com inscrição misteriosa é encontrada na Escócia

As marcas esculpidas foram deixadas pelo povo picto, mas não sabemos seu significado

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/03/2022, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da pedra descoberta - Divulgação/ Univesidade de Alberdeen
Fotografia da pedra descoberta - Divulgação/ Univesidade de Alberdeen

No início de 2020, um grupo de pesquisadores fazia um levantamento geofísico do sítio arqueológico de Alebermno, da Escócia, antiga vila habitada pelo povo picto, quando descobriu uma pedra de 1.500 anos contendo as típicas marcas deixadas para trás por essa comunidade.

O artefato estava enterrado no solo de maneira superficial, de forma que a descoberta foi rápida e inesperada: eles abriram uma pequena cova no chão, e foi o que bastou para verem o primeiro símbolo picto, revelou Zack Hinckley, que participou do episódio. "Tivemos um surto", contou ele, de acordo com informações do Live Science. 

Fotografia da pedra descoberta / Crédito: Divulgação/ Univesidade de Alberdeen

A pandemia, infelizmente, fez com que a equipe precisasse deixar relíquia onde a acharam. Foi apenas recentemente que a escavação foi finalizada, com a rocha sendo trazida à superfície para análise. 

Os povos pictos, vale comentar, eram formados por tribos celtas, e, conforme especulado anteriormente por arqueólogos, as inscrições que deixaram para trás podem ser uma forma de linguagem escrita.

Ainda não se tem certeza, no entanto, qual o significado exato das marcas esculpidas nas pedras encontradas em Alebermno, que já formam um grupo de por volta de 200 rochas a esse ponto. 

Gordon Noble, líder da escavação, no local da descoberta / Crédito: Divulgação/ Univesidade de Alberdeen

A datação de radiocarbono realizada pelos cientistas ainda revelou que o achado deles havia sido usado para a construção de um edifício séculos depois do povo picto habitar o local, quando a região era parte do Reino de Alba. Assim, a relíquia havia sido relevante em dois períodos históricos separados, tendo funções diferentes em cada um.