Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chile

Roger Waters apoia candidato de esquerda chileno, Gabriel Boric

Cantor convocou eleitores do Chile para irem às urnas no segundo turno das eleições presidenciais

Redação Publicado em 01/12/2021, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger Waters, cofundador do Pink Floyd - Getty Images
Roger Waters, cofundador do Pink Floyd - Getty Images

O cantor e compositor Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd, declarou apoio ao político chileno Gabriel Boric, que concorre às eleições presidenciais do país como o candidato da esquerda contra José Antonio Kast, de extrema direita.

"Irei direto ao assunto porque no dia 19 de dezembro vocês terão o segundo turno das eleições presidenciais. Os votos poderiam ir para o Sr. Kast, então precisamos que os eleitores de Boric também saiam para votar", disse o músico.

No vídeo publicado em seu perfil nas redes sociais, o cofundador do grupo musical britânico convocou a população chilena para votar no segundo turno das eleições, ressaltando a elevada taxa de abstenção no primeiro turno.

"Por favor, a todas as mães e pais, tios e tias, avós e avôs e as boas pessoas, as boas pessoas do Chile, vocês devem ir e votar em 19 de dezembro", afirmou, como repercutiu o portal Splash.

"Todos vocês [apontando para um gráfico mostrando 54% de abstenção] e vocês [apontando para aqueles que votaram em Boric] têm que se unir em 19 de dezembro", acrescentou.

O Chile tem, pela primeira vez desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990, eleições presidenciais em que os candidatos do segundo turno não são integrantes das duas grandes coalizões tradicionais do país.

Gabriel Boric é deputado, ex-líder sindical e lidera uma coalizão que conta com a Frente Ampla, um grupo progressista recente no país, e o Partido Comunista. Do outro lado, José Antonio Kast tem apoio do atual governo e defende o modelo neoliberal usado durante a ditadura militar.