Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Marielle Franco

Roger Watters homenageia Marielle Franco durante show em turnê

Músico exibiu Marielle Franco como figura importante na luta dos Direitos Humanos

Redação Publicado em 04/08/2022, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nome de Marielle Franco em telão - Divulgação / Redes Sociais / Twitter
Nome de Marielle Franco em telão - Divulgação / Redes Sociais / Twitter

O nome de Marielle Franco, assassinada em 2018 a tiros ao lado de Anderson Gomes, seu motorista, foi exibido durante os shows do ex-baixita do Pink Floyd, Roger Waters, ao longo de sua nova turnê, “This Is Not a Drill”.

A turnê pelos Estados Unidos vem levantando o nome de Mariellecomo uma importante figura na luta da defesa dos Direitos Humanos. No cenário do show há um telão, e nele Waters exibe o nome da vereadora carioca e a atribui o “crime” de criticar policiais; e também exibe sua “punição”, que seria a morte.

A imagem viralizou nas redes sociais, principalmente em perfis progressistas. O ex-partido de Marielle, o PSOL, também se manifestou, compartilhando a postagem. O protesto do artista também apresetava outros nomes.

Ataques diversos

O músico britânico já homenageou a vereadora em uma outra ocasião. Em outubro de 2018, em uma apresentação no Rio de Janeiro, Waters recebeu no palco os familiares da ex-vereadora e cantou vestindo uma camisa azul, que exibia a mensagem “Lute como Marielle Franco”.

As críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) também são recorrentes durante as apresentações do ex-Pink Floyd. Em um show em São Paulo, o artista foi vaiado ao criticar Bolsonaro, que ainda era candidato à Presidência da República. Ele teria atrelado o nome de Jair ao de políticos que considerava fascistas.

Na época, Bolsonaro aproveitou a deixa para entrar com um pedido no TSE para que a candidatura de Fernando Haddad, seu então adversário, fosse cassada, segundo a Folha de S. Paulo.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.