Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Civilizações

Na Turquia, pesquisadores encontram mosaico romano de 2 mil anos com piadas sujas

As paredes dos banheiros têm murais que fazem piada com os mitos de Ganimedes e Narciso

Thiago Lincolins Publicado em 07/11/2018, às 13h24 - Atualizado às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos mosaicos encontrados revelam uma piada insólita - Reprodução / Universidade de Nebraska
Um dos mosaicos encontrados revelam uma piada insólita - Reprodução / Universidade de Nebraska

Os banheiros romanos eram conhecidos pela higiene, mas não pela intimidade. Eram salas com fileiras de assentos de pedra instaladas sobre um canal de água corrente. As latrinas públicas de Roma eram pontos de encontro, ótimos para bater papo e também… registrar piadas impróprias.

Existem mujitos regjstros de piadas sujas em banheiros em Pompeia. Agora, uma latrina descoberta por pesquisadores do Projeto de Pesquisa Arqueológica da antiga cidade de Antiochia ad Cragum, na Turquia, revela que os antigos romanos fizeram piadas sujas com cenas registradas num mosaico de 2 mil anos.

As imagens mostram Ganimedes, um belo príncipe de Tróia, que na mitologia grega foi raptado por Zeus, em forma de águia, e levado para o Olimpo. No local, ele trabalharia como copeiro dos deuses. Assim, o príncipe passou a ser representado como deus do amor homossexual. “O mito provavelmente surgiu como uma maneira de explicar o afeto homossexual entre um homem mais velho e um rapaz mais novo”, explica Michael Hoff, co-diretor do projeto em entrevista à IFL Science.

E foi nesse contexto que os romanos encontraram uma oportunidade de fazer piadas. Normalmente, o príncipe aparece em pinturas segurando um arco e uma vara, um modo de representar a sua inocência. Entretanto, o mosaico mostra Ganímedes segurando uma vara que contém uma esponja na ponta do objeto, provavelmente para limpar as latrinas. Já Zeus aparece como uma garça que segura o rapaz de uma maneira sugestiva.

Em outro mural, os romanos representaram Narciso, que de tão apaixonado por sua própria imagem, se afogou em um lago tentando abraçar o seu reflexo. Contudo, na versão romana, o personagem aparece com um nariz muito comprido, bem diferente do habitual. Hoff acredita que o narigão seria uma representação do pênis do personagem.

O mosaico que representa Narciso Reprodução/Universidade de Nebraska

“(...) Nós trabalhamos aqui há 10 anos e já encontramos prédios, mercados, templos e banheiros – tudo é legal, mas não fala muito sobre as pessoas que viveram aqui”, explica. “Acho que essa é a prova mais íntima que temos sobre humanidade que viveu, respirou e trabalhou nessa cidade antiga.”

De acordo Hoff, o mural vai ser exposto ao público após a realização de mais pesquisas.