Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Romance distópico analisa a ascensão da China e a queda dos Estados Unidos

“A família Mandible: 2029-2047”, de Lionel Shriver, apresenta um cenário futurístico caótico onde o dólar perde o valor e o território chinês se torna a maior potência mundial

Victória Gearini Publicado em 24/03/2021, às 20h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Recém-lançado pela Editora Intrínseca, o romance distópico “A família Mandible: 2029-2047”, da renomada escritora Lionel Shriver, trata-se de uma sátira sobre o fim da hegemonia global dos Estados Unidos.

Autora do livro que inspirou o aclamado filme “Precisamos falar sobre o Kevin”, LionelShriver, apresenta um olhar sagaz sobre a sociedade estadunidense da atualidade. 

[Colocar ALT]
A família Mandible: 2029-2047, de Lionel Shriver (2021) / Crédito: Divulgação / Editora Intrínseca

“Um retrato profundamente assustador do quão depressa o status quo desmoronaria sem o dinheiro lubrificando as engrenagens", escreveu a crítica do jornal britânico The Guardian. 

Ambientada nos Estados Unidos, a eletrizante obra tem início em 2029, num futuro distópico. Segundo o livro, este seria o ano em que se iniciaria uma Guerra Fria de nível global, que seria responsável por moldar novas estruturas da ordem socioeconômica das potências mundiais. 

A partir disso, novos eixos de poder seriam formados e a União Europeia seria desfeita. Em seguida, a China seria elevada ao patamar de maior potência econômica e política de todo mundo e como consequência o dólar seria desvalorizado.

“A inteligência, o humor mordaz e a perversidade da imaginação de Shriver compõem um romance tão perturbador quanto divertido”, publicou o Financial Times.

No lugar do dólar, uma nova moeda internacional seria criada, chamada bancor. Por meio de entrevistas instigantes, Shriver reforça a ideia de como é viver em um território onde a moeda perde seu valor. No entanto, ao mesmo tempo, ela mantém uma narrativa ficcional.

“Estou preocupada, a única coisa que fiz de errado foi situar o romance no ano de 2029. É provável que uma crise envolvendo o valor do dólar ocorra muito antes”, revelou a escritora. 

Diante deste cenário, a autora utiliza elementos distópicos para dar vida a sua obra. Por meio de uma narrativa envolvente e de personagens eletrizantes, ela revela, ainda, a possibilidade de um mundo em que a mudança climática arruinou as safras. Além disso, jornais importantes, como o The New York Times, deixam de existir.

“Equilibrando tragédia e um humor sarcástico, Shriver criou um pesadelo”, analisou o Sunday Express.

Este cenário caótico é contado a partir da história do patriarca Douglas Mandible, que, aos 97 anos precisa enfrentar um grande desafio. Diante de tudo o que acontece, o personagem se vê obrigado a sustentar sua família, mesmo correndo o risco de perder tudo o que conquistou ao longo de sua vida. 

Com tradução de Vera Ribeiro, a obra encontra-se disponível na Amazon, em formato Kindle e capa comum.


+Saiba mais sobre esta e outras obras distópicas disponíveis na Amazon:

A família Mandible: 2029-2047, de Lionel Shriver (2021) - https://amzn.to/2QwDSkF

A seleção, de Kiera Cass (2012) - https://amzn.to/35cvYzE

O teste: Seu tempo está acabando, de Joelle Charbonneau (2016) - https://amzn.to/35fWSXq

A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard (2015) - https://amzn.to/2PwstgO

Feios, de Scott Westerfeld (2016) - https://amzn.to/35bORCD

Delírio, de Lauren Oliver (2012) - https://amzn.to/35bBGS2

Laranja Mecânica, de Anthony Burgess (2019) - https://amzn.to/2E5qPxk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W