Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Romance histórico inédito apresenta a lendária saga de São Jorge

Santo Guerreiro: Roma invicta, de Eduardo Spohr aborda nova versão sobre a vida do soldado romano Gergios, eternizado e admirado como santo

Victória Gearini Publicado em 04/01/2021, às 19h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração São Jorge e o Dragão, de Gustave Moreau - Wikimedia Commons
Ilustração São Jorge e o Dragão, de Gustave Moreau - Wikimedia Commons

Por meio de cartas, documentos e vestígios históricos, a obra Santo Guerreiro: Roma invicta, do renomado escritor Eduardo Spohr apresenta uma versão inovadora sobre a vida do soldado romano Gergios, que foi eternizado e admirado como São Jorge. Em formato de romance histórico, este livro inédito lança luz sobre o personagem que — real ou simbólico — conquistou milhares de seguidores em todo o mundo.

Com mais de um milhão de exemplares vendidos, esta obra de ficção não busca desafiar doutrinas ou dogmas, mas sim mostrar uma versão emocionante, repleta de batalhas do soldado romano que foi eternizado na cultura popular.

[Colocar ALT]
Santo Guerreiro: Roma invicta, de Eduardo Spohr (2020) / Crédito: Divulgação / Verus Editora

A trama começa descrevendo em detalhes o confronto que deu fim ao Império de Palmira — um dos territórios que se voltaram contra o poder da Roma Antiga. Após participar deste episódio, Laios — futuro pai de Georgios — foi condecorado pelo imperador e enviado a Lida, onde hoje pertence ao território de Israel. 

Três anos depois, o futuro Santo guerreiro nasceu nesta antiga região, mas após a morte de seus pais, Georgios, até então com 14 anos, mudou-se para Nicomédia, capital do Império. Mais tarde, o rapaz ingressou na Escola de Oficiais do Leste, onde tornou-se um cavaleiro.

“Há alguma controvérsia acerca do seu local de nascimento. Muitos sustentam que ele é originário da Capadócia, mas eu preferi seguir as fontes históricas mais robustas (ainda que não haja comprovação histórica da existência do santo). No clássico Declínio e Queda do Império Romano, Edward Gibbon defende a tese de que São Jorge é mesmo natural de Lida e que sua figura por vezes é confundida com Jorge da Capadócia, um bispo que viveu no século 4, chamado também de Jorge de Laodiceia”, explica Spohr.

Lançada em dezembro de 2020, pela Verus Editora, a obra de Eduardo Spohr apresenta, ainda, um cenário marcado por invasões bárbaras, confrontos religiosos e insurreições militares. Por meio de documentos históricos, o autor mescla fatos reais com ficção. O primeiro capítulo, por exemplo, descreve a batalha de Emesa, o épico episódio que marcou o fim do Império de Palmira. Além disso, revela em detalhes o contexto da Crise do Terceiro Século.

“Depois de publicar obras peças de fantasia, decidi me arriscar na seara do romance histórico. Sei que é uma tarefa difícil, mas, para ser sincero, não tive opção. O amor pelo estudo de história está no meu sangue, é algo que me fascina há décadas. Desde 2010 flerto com o tema, tendo abordado períodos históricos distintos em todos os meus livros anteriores, de uma forma ou de outra”, revela Spohr.

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, Santo Guerreiro: Roma invicta, apresenta a história de um dos santos mais populares do mundo, que até hoje é reverenciado por católicos, ortodoxos, anglicanos e devotos de religiões de matriz africana.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema, disponíveis na Amazon:

Santo Guerreiro: Roma invicta, de Eduardo Spohr (2020) - https://amzn.to/38dsq3R

São Jorge. O Poder do Santo Guerreiro, de Jefferson Bethke (2015) - https://amzn.to/2Xbp4YQ

O martírio e milagres de São Jorge da Capadócia: Os manuscritos cópticos, de Budge Ernest A. Wallis (2015) - https://amzn.to/2X6FZvE

Vida de São Jorge: Orações, ladainha e novena, de Adauto Felisário Munhoz (2018) - https://amzn.to/38baze0

Jorge: Esta é a história de São Jorge, desde os seus 10 anos de idade, de Vivianne Santanna - https://amzn.to/3n9F1cx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W