Notícias » Roma Antiga

Livro de receitas indica que os Antigos Romanos inventaram o hambúrguer

A receita, normalmente atribuída aos estadunidenses, pode ter uma origem diferente do esperado ao ser encontrada em um caderno da civilização

Isabela Barreiros Publicado em 04/03/2020, às 14h56

Filme Gladiador (2000)
Filme Gladiador (2000) - Divulgação/Universal Pictures

A criação do famoso hambúrguer de carne pode ser atribuída aos antigos romanos, que desenvolveram uma receita muito parecida com o que temos nos dias de hoje. Os ingredientes e passo a passo para sua preparação foram encontrados em um livro de receitas que data da civilização

O caderno, que levava o nome de Apicius, descrevia um prato chamado por eles de Isicia Omentata. Utilizando carne picada, pimenta, pinhões e um molho à base de peixe, os romanos moldavam os condimentos em um formato que lembraria uma empada.

De acordo com a historiadora gastronômica, Annie Gray, esses alimentos eram "mais sofisticados" e "complexos" do que os hambúrgueres que temos hoje. 

"Comida de rua ficou disponível em massa, e muitas de nossas comidas favoritas foram introduzidas, incluindo Isicia Omentata, o que pode ser visto como o antepassado romano do hambúrguer de hoje", explicou Gray.