Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Roubada em 1972, pintura de Margaret Keane é devolvida aos donos

Criada pela artista enquanto ela morava no Havaí, a tela decorava a recepção de um consultório odontológico quando foi furtada

Pamela Malva Publicado em 26/07/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da tela de Margaret Keane - Divulgação/ Heritage Auctions
Imagem da tela de Margaret Keane - Divulgação/ Heritage Auctions

Em meados de 1972, um curioso quadro de Margaret Keanefoi roubado do consultório de um dentista em Honolulu, no Havaí. Agora, quase 50 anos depois, a tela finalmente voltou para seus proprietários originais, segundo a casa de leilões Heritage Auctions.

Na última quarta-feira, 21, a entidade realizou uma entrevista coletiva para anunciar a redescoberta do quadro e devolvê-lo à família do dentista. Intitulada “Eyes Upon You", contudo, a obra nunca foi listada no Arquivo Nacional de Artes Roubadas do FBI.

Acontece que, na época em que a tela foi roubada, ninguém foi acusado ou detido pelo crime. E, ainda que ela tenha sido retirada do consultório durante o horário de almoço — sendo que o ladrão provavelmente saiu com ela do prédio através das escadas, para evitar os elevadores e as câmeras —, ninguém sequer percebeu o crime.

Alguns anos depois que foi retirada do consultório, “Eyes Upon You” foi comprada por uma família em uma galeria de arte de Nova Jersey, em meados da década de 1980. Os proprietários, contudo, não faziam ideia de que a peça era roubada.

Foi apenas quando Robert Wittman entrou em contato com a família que eles ficaram sabendo da origem da tela. Ex-agente especial do FBI, Wittman é um investigador de roubos de arte e, na época em que a tela foi roubada, ele foi acionado pelos proprietários originais da peça, que estavam ansiosos para encontrá-la novamente.

Com a pintura de volta ao mapa, a casa de leilões entrou em ação. “A Heritage imediatamente recuperou a pintura do comprador, eles notificaram o expedidor da situação e trabalharam conosco, então a família está emocionada”, explicou Wittman.

A pintura tem um significado especial para nossa família porque nosso pai teve a sorte de trabalhar com a artista e imaginou o conceito e as imagens nesta obra de arte única. Somos gratos por nossa pintura voltar para casa, para nossa família", declarou um representante da família, que não quis se identificar.

Muito além de ser uma obra exclusiva, a tela de Keane ainda tem uma carga emocional enorme para os herdeiros do dentista, já que representa a própria filha do homem, que foi pintada quando tinha apenas 7 anos. Segundo Wittman, a peça era mantida na recepção do consultório porque o dentista queria deixar seus pacientes confortáveis.

“É a melhor Margaret Keane que já trabalhei e provavelmente a melhor Margaret Keane que já vi, com base no tamanho, assunto e qualidade”, explicou Aviva Lehmann, a vice-presidente da Heritage Auctions e diretora de arte americana.

O gênio por trás da obra

Nascida em Nashville, no Tennessee, Margaret Keane ficou conhecida como um ícone da cultura pop entre as décadas de 1960 e 1970. Famosa por suas telas surrealistas, ela ganhou notoriedade ao representar pessoas e animais com grandes olhos nas obras.

Tamanho foi o reconhecimento pelo seu estilo que, em 2014, Keane tornou-se protagonista do filme "Big Eyes", de Tim Burton. Na produção, o cineasta representou a batalha legal da artista contra o próprio marido pelos créditos de seu trabalho.

Hoje aos 93 anos, a mulher é proprietária de uma galeria em São Francisco, onde continua expressando o seu amor pelas artes plásticas. Na época em que criou "Eyes Upon You", ela morava no Havaí e compôs a tela especificamente para o dentista.