Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Roubada há 22 anos, estátua de Shiva finalmente retorna à Índia

Em 1998 a estatueta do século 9 foi levada ilegalmente de um templo no Rajastão

Penélope Coelho Publicado em 31/07/2020, às 09h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da estátua recuperada - Divulgação / Indian High Commission London
Imagem da estátua recuperada - Divulgação / Indian High Commission London

Na última quarta-feira, 29, um importante patrimônio indiano foi recuperado pelo Serviço Arqueológico da Índia. Trata-se de uma estátua do deus hindu Shiva, construída no século 9. O monumento havia sido roubado em 1998 e desde 2003 sabia-se que a estátua havia sido contrabandeada para o Reino Unido. As informações são do portal de notícias Asian Lite News.

A estatueta foi roubada de um templo em Ghateshwar, Baroli, no Rajastão e foi devolvida para a comissão indiana em Londres em 2005 — quando um colecionador de objetos raros entregou a peça para o consulado indiano e afirmou que não sabia que o objeto havia sido contrabandeado.

Agora, 22 anos depois, a estátua de um metro de altura finalmente irá retornar para o seu país de origem. Nos últimos anos, o governo indiano vem fazendo grandes avanços na recuperação de patrimônios históricos do país com o auxílio dos países europeus.

“Estamos confiantes de que, nos próximos dias, em parceria com as agências de aplicação da lei do Reino Unido e com os especialistas independentes, teremos sucesso em retornar mais itens de nossa herança cultural para a Índia”, afirmou em comunicado um representante do consulado indiano.