Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ídolo

Roubado de templo na Índia há 50 anos, ídolo do século 12 é achado nos EUA

Entenda a trajetória da escultura que é apenas uma dos inúmeros artefatos valiosos contrabandeados do país

Redação Publicado em 09/08/2022, às 11h50 - Atualizado às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ídolo contrabandeado da deusa hindu Parvati - Divulgação/Tamil Nadu Police
Ídolo contrabandeado da deusa hindu Parvati - Divulgação/Tamil Nadu Police

Uma escultura que remonta ao século 12 roubada há 50 anos de um templo no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, foi finalmente encontrada em Nova York, nos Estados Unidos, em uma casa de leilões.

Segundo informou a polícia, o ídolo que representa a deusa hindu Parvati foi identificado na casa de leilões internacional privada Bonhams Auction House, que possui sede em Londres, na Inglaterra. A instituição ainda não se posicionou sobre o caso.

A expectativa é que o artefato, avaliado em $ 212.575, cerca de R$ 1.088, possa retornar ao seu país natal. Um alto funcionário da polícia confirmou à BBC News que os papeis para trazê-lo de volta já foram “preparados”.

Essa não é a primeira vez que a Índia precisa recorrer a investigações policiais para trazer de volta ídolos e outros artefatos históricos roubados ou contrabandeados de seus templos. Desde 2014, “mais de 200 ídolos preciosos” foram recuperados, disse o primeiro-ministro Narendra Modi em fevereiro.

Escultura Parvati

A peça em questão havia sido dada como desaparecida em 1971, quando sumiu do templo Nadanapureshwarar Sivan, situado em Tamil Nadu. Mais outros quatro ídolos do templo ainda não foram encontrados.

Em 2019, um administrador do templo apresentou uma queixa policial, iniciando uma investigação. Um especialista, então, analisou uma fotografia da escultura que estava à venda na Bonhams Auction House.

“Portanto, temos o direito de reivindicar a propriedade do ídolo, pois a Índia é parte da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO, 1972”, informou a Ala de Ídolos da polícia de Tamil Nadu, responsável por rastrear artefatos desaparecidos.

Com cerca de 52 cm de altura e feito de bronze, o ídolo apresenta a deusa em pé, usando uma coroa de anéis, colares, braçadeiras, um cinto e uma vestimenta típica, sendo um “testemunho do gênio técnico do artista, simbolizando o cânone estético confiante e consagrado do império Chola".


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir