Notícias » Brasil

Arqueólogos revelam que objetos encontrados em 2007 são lança-perfumes do século 20

Descobertos em Porto Alegre, os itens datados da década de 1940 eram utilizados principalmente em festas de carnaval

Daniela Bazi Publicado em 19/02/2020, às 15h33

Tampinhas de lança-perfume encontrados em 2007
Tampinhas de lança-perfume encontrados em 2007 - Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Em 2007, diversos objetos históricos foram encontrados durante uma obra na rede de esgotos de Porto Alegre. Entre eles, os arqueólogos se depararam com pequenos itens feitos de metal que chamaram a atenção, todavia, não puderam ser identificados, e acabaram sendo apenas armazenados no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.

Durante uma visita a Bienal do Mercosul de 2018, a coordenadora do setor Fernanda Tocchetto encontrou uma instalação com diversos lança-perfumes e relacionou os objetos com os itens misteriosos que foram armazenados no museu.

Ao total, 21 tampas de lança perfume foram encontradas em 2007 / Crédito: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

 

“Ela viu a garrafa inteira. Por acaso ela conseguiu identificar. Ela tinha mexido no acervo pouco tempo antes e lembrou dos objetos armazenados. Descobriu que eram tampinhas de lança-perfume”, revelou a responsável pelo Acervo Arqueológico do Museu, Clarice Alves.

Após a identificação dos itens, pesquisas foram feitas para saber sua origem e foi descoberto que, no lugar onde foram encontrados, na Rua Uruguai, localizado no Centro Histórico, ocorriam festas de carnaval, e que eles seriam datados, provavelmente, da década de 1940.