Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

RS: Nível do Guaíba volta a subir após menor medição em oito dias

O principal rio que abastece a capital do Rio Grande do Sul atingiu a marca dos 4,70 metros, o maior índice dos últimos oito dias

Imagem recente do Rio Guaíba - Getty Images
Imagem recente do Rio Guaíba - Getty Images

Na manhã deste sábado, 11, o nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, subiu 10 centímetros em menos de duas horas. Segundo uma medição feita às 9h45 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá, a via fluvial atingiu a marca dos 4,70 metros. 

+ Tragédia: Como foi a grande enchente de 1941 que afetou o Rio Grande do Sul?

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, às 5h de hoje, o nível do Guaíba caiu para 4,60 metros, o menor índice dos últimos oito dias. Durante a manhã, ele se manteve constante, registrando uma queda de apenas um centímetro às 7h e voltando ao nível inicial de 4,60 metros às 8h.

Zona de guerra

Nas redes sociais, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso sobre chuvas intensas e persistentes, alertando para o risco de inundações e descargas elétricas até as 18h deste sábado.

O nível atual das águas está significativamente acima da cota de inundação, ultrapassada na semana passada. Desde então, a cidade enfrenta uma situação semelhante a uma zona de guerra, com praticamente todos os bairros sem acesso à eletricidade, internet, suprimentos e água. 

Desde a terça-feira, 7, a prefeitura conseguiu restabelecer o funcionamento de algumas estações de tratamento que fornecem água à capital. Nesse dia, o serviço foi retomado nas instalações de São João e Menino de Deus. 

Como a cidade submersa desde a semana anterior, um alerta de “inundação severa” está em vigor devido à estabilização do nível do Rio Guaíba em torno de 5,3 metros.