Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Idade Média

Ruínas de ponte medieval do século 13 são descobertas na Inglaterra

"Isso não é algo que nenhum de nós esperava e é incrivelmente satisfatório", disse um dos pesquisadores envolvidos na escavação em Suffolk

Alana Sousa Publicado em 28/07/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de uma trincheira encontrada nas escavações - Divulgação/Britannia Archaeology Ltd/Suffolk County Council
Imagem de uma trincheira encontrada nas escavações - Divulgação/Britannia Archaeology Ltd/Suffolk County Council

Na cidade de Eye, em Suffolk, Inglaterra, pesquisadores da Britannia Archaeology encontraram restos de uma ponte da Idade Média, que pode remontar ao ano 1.200. A informação foi repercutida pelo site Medievalists.

Supervisionados pelo Serviço de Arqueologia do Conselho do Condado de Suffolk, os especialistas descobriram a madeira de carvalho em bom estado de preservação, que se acredita ter sido parte da defesa de um castelo no século 13.

Martin Brook, da Britannia Archaeology, anunciou em comunicado que: “Nossa equipe revelou um segmento de uma vala com 8 metros de largura, que se acredita ser parte da vala defensiva externa do castelo de Eye”.

“Também recuperamos outros achados da vala, inclusive cerâmicas que datam dos séculos 11 a 14. De longe, a descoberta mais significativa foi uma grande madeira de carvalho, que ficava nos aterros inferiores da vala. É provável que seja a placa de base de um cavalete para uma ponte de madeira, que teria atravessado a vala”, complementou o estudioso.

O pesquisador acrescentou que o achado foi inesperado, e pode oferecer uma nova visão sobre o cenário histórico da época e ainda “aprofundar nossa compreensão da vida medieval em Eye”.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.