Notícias » Rússia

Rússia acusa os EUA de manterem componentes de armas biológicas na Ucrânia

A afirmação foi feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova

Redação Publicado em 09/03/2022, às 11h08

Refugiados ucranianos chagam à Polônia
Refugiados ucranianos chagam à Polônia - Getty Images

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 9, que os Estados Unidos estariam estocando "componentes de armas biológicas" em território ucraniano.

A representante relatou ter visto documentos que, supostamente, comprovariam que o governo americano realiza programas biológicos na Ucrânia. Ela, no entanto, não apresentou tais documentos à imprensa.

"Esta desinformação russa absurda é patentemente falsa", disse, em resposta, um porta-voz do Pentágono. A acusação também foi desmentida por um representante do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de acordo com informações do UOL.

Segundo o portal de notícias, Zakharova aproveitou a ocasião para ressaltar, novamente, que os objetivos da Rússia "não incluem a ocupação da Ucrânia, a destruição de seu Estado ou derrubar o governo atual". Ela destacou que estão sendo observados progressos nas negociações entre ambos os países.

"Paralelamente à operação militar especial, também estão acontecendo negociações com a parte ucraniana para acabar o quanto antes com o banho de sangue sem sentido e a resistência das Forças Armadas ucranianas. Alguns progressos foram feitos", disse Maria Zakharova.