Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / MiG-29

Caças MiG-29 da defesa da Ucrânia foram abatidos pela Rússia

Caça MiG-29 é arma superpotente ucraniana

Redação Publicado em 19/05/2022, às 20h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de Mig-29 - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de Mig-29 - Getty Images

O sistema de defesa aérea russo combateu alguns caças MiG-29 e seis helicópteros ucranianos no combate entre os países que aconteceu no leste europeu, segundo anúncio do Ministério de Defesa da Rússia, fazendo com que a Ucrânia perdesse os caças do chamado ‘Fantasma de Kiev’.

Os caças nomeados ‘Fulcrum’ pela OTAN, são o principal artefato de defesa para combate aéreo da Ucrânia. O MiG-29 é equipado com um canhão de 30mm e consegue portar até seis mísseis de médio alcance ou oito mísseis de curto alcance.

Eles foram fabricados pela empresa Mikoyan-Gurevich na década de 80, por isso se mantêm operacionais, não apenas em países para os quais foram, na verdade, exportados, como a Ucrânia, mas também na Força Aérea russa. A Ucrânia também possui versões do Fulcrum produzidas localmente, como a MiG-29MU1 e MiG-29MU2. As informações são do Portal UOL. 

A lenda do ‘Fantasma de Kiev’, um piloto da Ucrânia, que seria como um super-herói que combateu 6 ou 40 aeronaves  — dependem dos relatos — russas nos primeiros dias de guerra usando um MiG-29, surgiu após um vídeo de um caça decolando no aeródromo americano depois da Rússia declarar ter destruído todos os aviões adversários por completo, no início das invasões. 

O nome do suposto piloto é a junção de ‘Ghost’  — que seria uma referência ao jogo DCS (Digital Combat Simulator), que simula um combates aéreos e Kiev, capital da Ucrânia. 

Uma lenda baseada em fatos reais?

De acordo com o jornal alemão DW, o piloto seria uma lenda de guerra, embora o desconhecimento de sua base em fatos reais. Militares ucranianos relataram a impossibilidade de um único piloto abater dezenas de aeronaves inimigas. E as fotos divulgadas nas redes seriam antigas ou teriam sido adulteradas.

O Comando da Força Aérea da Ucrânia anunciou no Facebook: "Fantasma de Kiev é um super-herói lendário que foi criado pelos ucranianos!".