Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Rússia anuncia saída da Estação Espacial Internacional no fim de 2024

A Nasa afirmou que não recebeu nenhuma nota sobre a decisão da Rússia

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 26/07/2022, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estação Espacial Internacional - Divulgação / NASA
Estação Espacial Internacional - Divulgação / NASA

Nesta terça-feira, 26, o novo chefe da agência espacial da Rússia anunciou que o país deixará a Estação Espacial Internacional depois que seu compromisso atual expirar, o que irá acontecer no final de 2024.

Yuri Borisov foi nomeado para administrar a Roscosmos, uma corporação estatal responsável pelo programa espacial, este mês. “A decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada”, afirmou ele. Porém, a Rússia ainda não comunicou essa intenção à NASA, segundo informações de alto funcionário da agência dos EUA para a Reuters.

A diretora da estação espacial da NASA, Robyn Gatens, disse que seus colegas russos não comunicaram a intenção, conforme é exigido pelo acordo intergovernamental da estação. Durante uma conferência da ISS em Washington, ela afirmou: "Nada oficial ainda". "Nós literalmente acabamos de ver isso também. Não recebemos nada oficial”, disse.

Símbolo histórico

As agências espaciais da Rússia, Europa, Japão, Canadá e Estados Unidos juntas administram a estação espacial. Em 1998, a primeira peça foi colocada em órbita e o posto avançado foi habitado por quase 22 anos. É utilizado para realizar pesquisas científicas em gravidade zero e para testar equipamentos para futuras viagens espaciais.

Tanto a construção quanto o lançamento foram considerados símbolos do final da Guerra Fria. Outra dúvida é como a Estação Espacial Internacional irá operar sem os russos.

Anteriormente, devido à guerra contra a Ucrânia, a agência russa já tinha ameaçado sua saída, mas nada fora confirmado e nem mesmo uma data tinha sido estipulada, de acordo com o G1.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.