Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Rússia nega homenagem a Ucrânia em traje amarelo de cosmonautas: 'Loucura'

Na primeira missão à Estação Espacial Internacional desde o inicio da guerra, as vestimentas chamaram atenção

Wallacy Ferrari Publicado em 21/03/2022, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cosmonautas com trajes amarelos e azuis - Divulgação / NASA
Cosmonautas com trajes amarelos e azuis - Divulgação / NASA

Após chamarem atenção pelo uniforme usado pelos cosmonautas russos na entrada na Estação Espacial Internacional (ISS), que continha predominantemente, as cores azul e amarela, que compõem a bandeira da Ucrânia, a agência espacial russa Roscomos negou tratar-se de uma referência ao país vizinho.

Atualmente em conflito armado, a suposta referência incomodou autoridades locais, incluindo o órgão aeroespacial, que classificou como 'loucura' a visualização de uma suposta homenagem na vestimenta de Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergei Korsakov, que repercutiram em veículos internacionais de imprensa.

Às vezes, amarelo é só amarelo. Os trajes de voo do novo equipamento foram feitos com as cores do emblema da Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou, na qual são laureados todos os três cosmonautas. Ver a bandeira ucraniana em tudo que é lugar e em cada coisa é loucura", disse a Roscomos em seu canal de Telegram.

De acordo com o portal UOL, Olag Artemyev, um dos cosmonautas que compõe a missão, deixou ainda claro que a escolha pesou pela logística, acrescentando durante a primeira transmissão da ISS que o azul já estaria presente por fazer parte da bandeira russa, mas que também havia muito material da cor amarela que precisava ser usado.